Modelo 4D

Configurações do modelo 4D

Para que seja possível realizar o planejamento da obra, e que as datas de previsões para início e término das atividades, bem como, a jornada diária de trabalho, feriados, e expedientes reduzidos, sejam compatíveis  as datas do calendário vigente, é necessário definir alguns parâmetros de configurações do modelo 4D. Para isso, siga os passos a seguir:

  • Acesse, Configurações (botão );
  • Acesse a aba, Planejamento 4D.

A seguinte janela será exibida:


No painel a esquerda: Dias com horários especiais ou feriados, temos definidas algumas datas especiais de feriados, ou dias com horários reduzidos. Por default, o painel já vem com as datas dos feriados nacionais definidas, sendo assim, preencha os campos do painel de acordo com as orientações abaixo:

  • Na coluna, dia útil, podemos definir quais destes dias serão considerados úteis, ao habilitar o campo, a referida data passará a ser contabilizada como dia de trabalho, este recurso pode ser importante caso alguns feriados ou datas especiais, serão trabalhados.
  • Na coluna, descrição, defina o nome do feriado, ou motivo da data especial.
  • Na coluna, data, escolha a data em questão.
  • Nas colunas, horas e minutos, defina o período de tempo que serão considerados, caso esta data seja habilitada como dia útil de trabalho.

Neste painel, é possível ainda criar outras datas. Caso precise incluir um feriado municipal, por exemplo, clique em  adicionar item, (botão) e preencha os campos conforme as orientações acima.

Ainda nesta janela, no painel, Dias úteis e jornada diária, defina quais dias da semana serão considerados úteis, e as suas respectivas jornadas diárias de trabalho.

No painel Padrão, devemos preencher com a quantidade de horas a considerar em um dia útil de trabalho.