Bomba hidráulica de incêndio

Mensagem: Rede incompatível com o posicionamento da bomba

Em certos casos, a mensagem "Rede incompatível com o posicionamento da bomba" aparece ao processar o projeto de incêndio no AltoQi Builder, impedindo o dimensionamento do projeto de hidrantes e/ou sprinklers.


Essa situação ocorre quando uma bomba encontra-se numa posição da rede formada por alguns anéis, que confunde o processamento na identificação do traçado da rede. Esse cenário é encontrado, por exemplo, num circuito de by-pass com a bomba principal e os trechos de tubulação que alimentam a bomba reserva e a bomba jockey, gerando 3 anéis como na imagem abaixo.


Observação: Essa situação ocorre mesmo que as bombas reserva e jockey não estejam lançadas, basta que o circuito formado pelas tubulações formem anéis e que a bomba principal esteja lançada em um anel interno deste circuito.

Como processar o projeto de incêndio?

Para que seja possível processar o projeto, é necessário desfazer algum dos anéis para que o programa consiga reconhecer o traçado mais desfavorável sem dificuldades, porém garantindo que o traçado continue passando pela bomba hidráulica. 

  • Com o croqui aberto na região dos anéis, localize um trecho do circuito que você possa excluir sem comprometer o caminhamento passando pela bomba principal;
  • Selecione este trecho e tecle Delete;
  • Acesse a guia Operações, grupo Dimensionamento, comando Processar e aguarde o processamento do projeto;
  • Após isso, é possível definir a bomba hidráulica segundo os procedimentos do artigo Como definir a bomba hidráulica?;
  • Após realizar todo o dimensionamento da rede, é possível lançar novamente o trecho excluído para representá-lo corretamente nos detalhamentos;
  • A animação abaixo exemplifica a ocorrência da mensagem "Rede incompatível com o posicionamento da bomba" devido aos anéis e o processamento após fazer a alteração no trecho do circuito.

Com este artigo, foi possível compreender quando a mensagem "Rede incompatível com o posicionamento da bomba" aparece e como ajustar o projeto para que seja possível obter os resultados de cálculo do projeto de Incêndio no AltoQi Builder.