Novos recursos do AltoQi Visus Cost Management
  1. AltoQi Suporte
  2. AltoQi Visus Cost Management
  3. Novos recursos do AltoQi Visus Cost Management

Conheça a atualização 231/232 do AltoQi Visus

O AltoQi Visus conta com a disponibilização da sua nova atualização (V231), desta forma, apresentamos, por meio deste artigo, resumidamente os novos recursos inseridos no software para auxiliar os projetistas na realização dos seus projetos.

 

Atualização do software

Caso você ainda não atualizou o seu software, clique sobre o link a seguir para fazer download do instalador:

Para mais informações sobre a instalação do software sugiro  a leitura do artigo a seguir:

 

Novos recursos

Abaixo são descritas as novas funcionalidades do AltoQi Visus - Atualização 231, disponibilizada em 23/02/2023.

 

AltoQi Visus Turbo (nova engine de importação IFC)

A premissa para integrar o orçamento de um empreendimento ao fluxo de trabalho em BIM é justamente o arquivo IFC. Com arquivos IFC cada vez mais pesados, exige-se maior performance por parte das soluções de software vinculadas ao processo. Com isso, a partir desta atualização o AltoQi Visus importará os dados do modelo com maior rapidez, ajudando quem trabalha com modelos IFC pesados e de grande porte.

Na imagem abaixo temos o comparativo de performance entre a atualização atual V230 e a nova V231, dessa forma, note que o software passou a ser mais rápido na importação IFC. 


 

Suporte para IFC 4x1, IFC 4x2 e IFC 4x3

O mercado está se aprimorando no quesito de processos de projeto, modelagem em BIM e elaboração e entrega do orçamento em BIM. E com isso, foi adicionado o suporte oficial para importação de modelos IFC nos formatos IFC 4x1, IFC 4x2 e IFC 4x3. Esses formatos de IFC trazem como grande diferencial o suporte para geometria e elementos de infraestrutura. Ou seja, será possível importar e trabalhar com arquivos IFC oriundos de infraestrutura. Com isso, foi incorporada as novas classificações IFC publicadas pela BuildingSMART em consonância com o suporte aos novos formatos IFC.

 

Importação de novos dados e atributos do IFC

Também foi implementada a leitura e interpretação (importação) de novos dados e atributos do IFC, os quais são:

  1. Dados de Layer: Importação do Layer real.
  2. Dados de Materiais: Materiais associados ao Type.
  3. Dados de Type: Dados de Quantidades (Elementy Quantity).
  4. Dados de elementos Pai (exemplo: camadas de uma parede pertencem à uma parede): Dados de Quantidades (Elementy Quantity).
  5. Atributos de entidades: OverallHeight, OverallWidth, PredefinedType, ShapeType, Tag, NumberOfRiser, NumberOfTreads, RiserHeight, TreadLenght, ConstructionType, Covers, CoversSpaces, CompositionType, NominalLength, NominalDiameter, CrossSectionArea, TensionForce, PreStress, BarLength, BarRole, BarSurface, OperationType, CapacityByNumber, CapacityByWeight e AssemblyPlace.

 

Login Integrado AltoQi

A partir da atualização V231 do AltoQi Visus será disponibilizado o acesso ao software através do Login Integrado AltoQi. Assim, será possível fazer login na solução a partir do acesso AltoQi (E-mail ou Código de Cliente + Senha), ou, da Chave de acesso (EID) padrão, conforme as atualizações anteriores. 


Ao realizar o login, caso o usuário não tenha uma licença do tipo "Login integrado", o AltoQi Visus irá apresentar as Chaves de acesso EID disponíveis ao usuário para utilização no computador


 

Associação de quantitativos manuais à elementos do Modelo 3D

Nesta atualização foi incluído um recurso na interface inicial que permite associar quantitativo(s) adicionado(s) manualmente à elementos selecionados no Modelo 3D, o recurso foi disponibilizado em forma de botãomceclip9.png, com o nome Associa os elementos selecionados no modelo 3D ao quantitativo.


 

Mesclagem do banco de dados

Os bancos de dados referenciais de composições de custo e insumos do AltoQi Visus são fundamentais para a elaboração do orçamento. Com isso, foi implementada uma nova funcionalidade, com destaque para usuários que criam bancos de dados próprios. Nessa atualização quando abrir um arquivo .eIFC, o AltoQi Visus emitirá um aviso contendo a opção de escolher se deseja mesclar ou não os bancos de dados salvos na máquina (default Visus) com os bancos do arquivo!


Novo contorno nos elementos do Modelo 3D

Visto que esta atualização trará recursos que impactam diretamente no Modelo 3D, foi também ampliada a qualidade das linhas de contorno dos elementos selecionados no mesmo, conforme a imagem demonstrativa a seguir:


 

Categoria EAP das medições

Uma das grandes funcionalidades do AltoQi Visus é a possibilidade de criar medições do objeto (regras) que não estão representadas no modelo BIM. No entanto, essas medições ficavam associadas apenas à entidade regrada na EAP, onde se fazia necessário ajustar manualmente. Nesta atualização foi adicionada a possibilidade de categorizar essas medições do objeto para uso na EAP


No exemplo abaixo, é possível conferir as subetapas da EAP com as medições realizadas pelas portas separadas, de acordo com sua respectiva categoria. O usuário pode utilizar "Categoria de medição (Filtro)" nas regras de definição da EAP, no menu de configurações.


 

Cadastro de unidades de medida no Filtro e Propriedades personalizadas

Atualmente as propriedades personalizadas e fórmulas personalizadas podem ser construídas a partir das unidades padrões do AltoQi Visus. No entanto e em muitos casos, é necessária a utilização de unidades de medida que não existem na plataforma. Nesse contexto, foi implementada a possibilidade de cadastrar novas unidades de medida no Filtro e nas fórmulas personalizadas

 

Observação: Para conferir os recursos das versões anteriores, acesse AltoQi Tecnologia - AltoQi Visus