Tubos

Dimensionamento dos tubos da rede de sprinklers pelo Método das Tabelas

O dimensionamento dos condutos efetuado pelas tabelas da NBR 10897/2014 pode ser utilizado em projetos novos de até 465 m² ou em ampliações e modificações de sistemas existentes originalmente calculados por este método. Sendo que este método pode ser aplicado no dimensionamento de edificações de risco leve ou ordinário apenas. Desta forma, o programa AltoQi Builder possui um configuração para que se possa escolher entre a utilização ou não do método das tabelas para o dimensionamento do projeto de sprinklers.

Para acessar as configurações citadas siga os procedimentos descritos abaixo.

  • Acesse a aba Arquivo - Configurações...;
 
  • Na janela de configurações acesse a aba Incêndio - Dimensionamento - Sprinklers;
  • Na opção Dimensionar pelo número de sprinklers habilite a opção Sim caso queira utilizar o método das tabelas, conforme apresentado na imagem a seguir.


Observação: Quando a verificação dos diâmetros for efetuada para o risco ordinário será considerada a Tabela 29 da NBR 10897/2014, que definem o número de chuveiros para riscos ordinários. Para os diâmetros que não estão sendo informados na Tabela 29, serão considerados da Tabela 28. Esta condição foi adotada por ser a mais desfavorável e devido ao programa não verificar o espaçamento entre chuveiros e ramais durante a verificação dos diâmetros.

A opção Chuveiro acima e abaixo deve ser marcada como Sim quando existir chuveiros voltados para cima, já que nestes casos os diâmetros considerados são diferentes dos diâmetros para chuveiros voltados para baixo.

  • Após finalizar a configuração clique em Ok para fechar a janela;
  • Acesse a aba Operações;
  • Clique em Processar para que as novas configurações sejam aplicadas ao dimensionamento.
Observação: Quando a opção Chuveiro acima e abaixo estiver marcada como Sim, a verificação dos diâmetros será feita considerando a Tabela 30 da NBR 10897/2014. O programa não verifica se de fato existem chuveiros para cima e para baixo.