Circuitos

Excluindo circuitos e comandos sem uso



Na etapa de lançamento dos interruptores deve-se selecionar quais lâmpadas serão comandadas por eles, para isso defini-se uma letra que indicará o nome do comando.

Caso o usuário, após ter definido o comando, exclua a lâmpada e o interruptor lançados, ao criar um novo comando o programa não utilizará o nome do comando dos pontos excluídos e criará um novo nome.

Por exemplo, se for realizado o lançamento de uma lâmpada e de um interruptor simples onde o comando "a" foi criado, apagarmos estes pontos e realizarmos um novo lançamento o programa criará o comando "b".

Observação: Isto ocorre pois mesmo excluindo os pontos lançados no croqui o comando continua existindo no Gerenciador.



Com isso, existirá no Gerenciador  comandos que não estão associados a nenhum ponto , gerando “pulos” na numeração dos comandos na planta. Portanto, pode ser da vontade do projetista  eliminar estes comandos que não estão sendo utilizados e renumerar seu projeto

Excluindo circuitos e comandos não utilizados no croqui

Para excluí-los deve-se:

  • Acessar a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador;
  • Na janela Gerenciador clicar sobre o comando Opções - Eliminar circuitos não utilizados – Elétrica;

  • Serão excluídos, simultaneamente, todos os circuitos e comandos que não sejam utilizados no projeto.
Observação: Ao utilizarmos este recurso o programa irá eliminar Circuitos e Comandos não utilizados, não é possível realizar este procedimento para somente um dos casos.



Renumerando os circuitos e comandos

Após excluir os circuitos e comandos não utilizados deve-se renumerar seu projeto para que estes itens sejam numerados em ordem sequencial novamente. Para realizar este procedimento deve-se:

  • Acessar a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador;
  • Na janela Gerenciador clicar sobre o comando Opções - Renumerar circuitos - Projeto inteiro;
Observação: Selecionando a opção Projeto inteiro todos os pavimentos serão renumerados. Se a opção selecionada for Croqui atual, somente o pavimento que está aberto será renumerado.



  • No diálogo Renumerar circuitos habilitar o que deseja renumerar (circuito e/ou comando);

  • Clicar em OK;
  • O projeto será renumerado. 

Realizando estes procedimentos todos os comandos e circuitos que não estiverem sendo utilizados serão excluídos e a ordem numérica sequencial será restabelecida em seu projeto.

Colaborador: Eng.º Marcelo Paulo de Freitas