Pressão

Como incluir pressão inicial na rede hidráulica

Para que a pressão inicial resultante do nível de água no reservatório seja considerada no dimensionamento do projeto hidráulico, deve-se incluir no reservatório a informação de Altura do nível d'água que será considerada para a verificações de pressões no projeto.
O AltoQi Builder considera para, fins de dimensionamento, o valor mínimo da altura d'água como zero, indicando que o reservatório está vazio. O valor máximo da altura d'água ocorrerá quando o volume máximo do reservatório for atingido. 
Em situações onde há tubulações saindo em elevações diferentes do reservatório, o programa irá determinar automaticamente a pressão inicial considerando a diferença da Altura d'água definida no reservatório e a cota de saída de cada tubulação, conforme ilustrado na imagem abaixo:
  
  
Seguindo esta mesma lógica, tubulações que saem pelo fundo do reservatório, terão a pressão inicial igual a altura d'água definida para o reservatório.

Observação:  Para saber como realizar o lançamento das tubulações de saída de um reservatório, consulte o artigo Reservatórios com saída lateral e pelo fundo.
  
A inclusão da Altura d'água pode ser feita diretamente no reservatório com os seguintes procedimentos:
  1. Selecione o reservatório lançado em seu croqui de projeto;
  2. Acesse a aba Elementos, grupo Acessar e clique em Propriedades ;
  1. Localize o campo Altura d'água (m) e insira o valor desejado para a altura d'água;
  2. Tecle Enter;
  3. Acesse a aba Operações, e no grupo Dimensionamento clique em Processar .
Após efetuar este procedimento, a altura d'água informada no respectivo campo será considerada para determinar a pressão inicial no dimensionamento de toda a rede hidráulica.

Observação: Projetos desenvolvidos em atualizações anteriores à 2022-11 do AltoQi Builder, podem apresentar situações de pressão insuficiente após abrir o projeto na atualização 2022-11. Isto ocorre pois antes desta atualização, a informação inserida nas propriedades do reservatório era " Pressão inicial (m.c.a.)" e a partir da atualização 2022-11, este campo foi substituído para " Altura d'água (m)" nas propriedades do reservatório. Enquanto nas atualizações anteriores a pressão inicial considerava o valor inserido pelo usuário nas propriedades, agora a pressão inicial considera a diferença entre o nível d'água informado nas propriedades e a cota de saída da tubulação. Este diferença, pode fazer com que a pressão inicial da rede diminua quando o projeto é aberto numa atualização mais recente e assim, indicar pressão insuficiente em algum ponto do sistema.

Pressão inicial em Tomadas d'água

Num projeto hidráulico desenvolvido no AltoQi Builder, a pressão inicial da rede se dá pelo reservatório, portanto deve-se preferencialmente realizar os procedimentos indicados acima. Entretanto, em determinadas situações, pode-se fazer o uso de tomadas d'água para informar a pressão inicial em um ponto da rede, por exemplo, quando o reservatório encontra-se externo a edificação ou quando um pressurizador é inserido no projeto.

Observação: O lançamento de tomadas d'água onde o reservatório é externo é indicado no artigo Lançamento da rede hidráulica com um reservatório externo a edificação.
  
A inclusão da Pressão inicial pode ser feita diretamente na tomada d'água com os seguintes procedimentos:
  1. Selecione a tomada d'água lançada em seu croqui de projeto;
  2. Acesse a aba Elementos, grupo Acessar e clique em Propriedades ;
  1. Localize o campo Pressão inicial (m.c.a.) e insira o valor desejado para a pressão na tomada;
  2. Tecle Enter;
  3. Acesse a aba Operações, e no grupo Dimensionamento clique em Processar .
Após efetuar este procedimento, a pressão inicial informada no respectivo campo será considerada para determinar a pressão inicial no dimensionamento de toda a rede hidráulica.