Disciplina Hidráulico | Verificação de pressões, vazões e perdas de carga
  1. AltoQi Suporte
  2. AltoQi Builder
  3. Disciplina Hidráulico | Verificação de pressões, vazões e perdas de carga

Como incluir pressão inicial na rede hidráulica

Para que a pressão inicial resultante do nível de água no reservatório seja considerada no dimensionamento do projeto hidráulico, deve-se incluir no reservatório a informação de Altura do nível d'água que será considerada para as verificações de pressões no projeto.
O AltoQi Builder considera para, fins de dimensionamento, o valor mínimo da altura d'água como zero, indicando que o reservatório está vazio. O valor máximo da altura d'água ocorrerá quando o volume máximo do reservatório for atingido. 
Em situações onde há tubulações saindo em elevações diferentes do reservatório, o programa irá determinar automaticamente a pressão inicial considerando a diferença da Altura d'água definida no reservatório e a cota de saída de cada tubulação, conforme ilustrado na imagem abaixo:
  
  
Seguindo esta mesma lógica, tubulações que saem pelo fundo do reservatório, terão a pressão inicial igual à altura d'água definida para o reservatório.
 

Observação: Para saber como realizar o lançamento das tubulações de saída de um reservatório, consulte o artigo Reservatórios com saída lateral e pelo fundo.

  
A inclusão da Altura d'água pode ser feita diretamente no reservatório com os seguintes procedimentos:
  1. Selecione o reservatório lançado em seu croqui de projeto;
  2. Acesse a aba Elementos, grupo Acessar e clique em Propriedades ;
  1. Localize o campo Altura d'água (m) e insira o valor desejado para a altura d'água;
  2. Tecle Enter;
  3. Acesse a aba Operações, e no grupo Dimensionamento clique em Processar .
Após efetuar este procedimento, a altura d'água informada no respectivo campo será considerada para determinar a pressão inicial no dimensionamento de toda a rede hidráulica.

Observação: Projetos feitos em versões anteriores à 2022-11 do AltoQi Builder podem indicar pressão insuficiente ao serem abertos na versão 2022-11.

Isso acontece porque:

  • Antes, o campo do reservatório era “Pressão inicial (m.c.a.)”, considerando diretamente o valor informado pelo usuário.

  • A partir da 2022-11, esse campo passou a ser “Altura d’água (m)”, onde a pressão inicial é calculada pela diferença entre o nível d’água informado e a cota de saída da tubulação.

Com essa mudança, a pressão inicial da rede pode reduzir e gerar indicação de pressão insuficiente em alguns pontos.


Pressão inicial em Tomadas d'água

Num projeto hidráulico desenvolvido no AltoQi Builder, a pressão inicial da rede se dá pelo reservatório, portanto se deve preferencialmente realizar os procedimentos indicados acima. Entretanto, em determinadas situações, pode-se fazer o uso de tomadas d'água para informar a pressão inicial em um ponto da rede, por exemplo, quando o reservatório encontra-se externo a edificação ou quando um pressurizador é inserido no projeto.
 

Observação: O lançamento de tomadas d'água onde o reservatório é externo é indicado no artigo Lançamento da rede hidráulica com um reservatório externo a edificação.

 
A inclusão da Pressão inicial pode ser feita diretamente na tomada d'água com os seguintes procedimentos:
  1. Selecione a tomada d'água lançada em seu croqui de projeto;
  2. Acesse a aba Elementos, grupo Acessar e clique em Propriedades ;
  1. Localize o campo Pressão inicial (m.c.a.) e insira o valor desejado para a pressão na tomada;
  2. Tecle Enter;
  3. Acesse a aba Operações, e no grupo Dimensionamento clique em Processar .
Após efetuar este procedimento, a pressão inicial informada no respectivo campo será considerada para determinar a pressão inicial no dimensionamento de toda a rede hidráulica.

Uso das tomadas d'água em projetos Hidráulicos e de Incêndio

No AltoQi Builder não é possível conectar diretamente a tubulação da disciplina de incêndio ao reservatório lançado na disciplina de hidráulica (água fria), pois o programa não permite a interligação direta entre disciplinas, da mesma forma como não é possível conectar lançamentos hidráulicos com lançamentos sanitários diretamente.

Dessa forma, o reservatório deve ser lançado e dimensionado em apenas uma disciplina — recomenda-se a hidráulica. Já no projeto de incêndio, para representar o ponto inicial da rede, é possível utilizar tomadas d’água, que permitem simular tanto a pressão inicial quanto a origem do abastecimento.

Assim, o lançamento no projeto de incêndio não se conecta fisicamente ao reservatório, se o reservatório já estiver lançado na disciplina hidráulica. Nestes casos a tubulação pode ser posicionada próxima ao reservatório, mas a ligação deve ser feita apenas conceitualmente, com o lançamento de uma tomada d'água para iniciar a rede. Isso garante que a rede de incêndio seja corretamente pressurizada e calculada, respeitando as limitações de integração entre disciplinas.