Recursos de CAD

Utilizando a captura de pontos

Uma das características inerentes a um sistema CAD é a precisão do desenho, que deve ser matemática e não somente visual.

Para auxiliar nisto, o programa dispõe de um sistema de captura de pontos, ou seja, a possibilidade de informar um ponto exatamente sobre outro já existente no desenho. Além disso, existem ferramentas adicionais para selecionar pontos que não são diretamente capturados, mas que podem ser definidos a partir de outros, estas são as ferramentas de captura.

Observação: Não se deve confundir estes dois itens: o primeiro refere-se à captura em si, sobre a qual se baseia todo o trabalho em CAD. Sem o sistema de captura ligado, trabalha-se à “mão livre”, o que não se aplica ao trabalho em Engenharia. Já as ferramentas de captura são formas de alterar o modo de seleção de um ponto. Dependendo da situação, pode-se usar uma das ferramentas ou não, mas a captura em si deve estar de preferência ligada.

Neste primeiro artigo veremos quais são as capturas de pontos disponíveis no programa e como utilizá-las.

Captura de pontos

A utilização de captura de pontos possibilita que seja informado um ponto exatamente sobre outro já existente no desenho.

Por exemplo, para adicionar uma linha exatamente na extremidade de outra é necessário a utilização de uma captura que selecione exatamente a extremidade da linha existente.

Observação: Todo o trabalho com CAD se baseia na captura. Sem isto, não se garante a precisão matemática no lançamento dos dados.

O AltoQi Builder disponibiliza as seguintes capturas:

Captura Quadrante

Representada pelo botão 

Quando a captura Quadrante estiver selecionada apenas os pontos em cada quadrante (ângulos 0º, 90º, 180º e 270º) de um círculo, elipse ou arco poderão ser capturados.

Por exemplo, ao informarmos o início de uma linha o programa solicitará o Ponto inicial. Ao passarmos o mouse sobre um círculo, uma elipse ou um arco o ponto quadrante mais próximo será selecionado.


ObservaçãoDeve-se prestar muita atenção ao fato de que o programa irá destacar o elemento capturado. Se nenhum elemento foi destacado, isto significa que a captura não funcionou. Cancele o comando com <Esc> e tente novamente.

Captura Centro

Representada pelo botão 

Quando a captura Centro estiver selecionada apenas o ponto central de um círculo poderá ser capturado.

Por exemplo, ao informarmos o início de uma linha o programa solicitará o Ponto inicial. Ao passarmos o mouse sobre um círculo o ponto central será selecionado.

Captura Médio

Representada pelo botão 

Quando a captura Médio estiver selecionada apenas o ponto central de uma linha ou de um arco poderá ser capturado.

Por exemplo, ao informarmos o início de uma linha o programa solicitará o Ponto inicial. Ao passarmos o mouse sobre uma linha o ponto central será selecionado.

Captura Extremidade

Representada pelo botão 

Quando a captura Extremidade estiver selecionada apenas os pontos extremos de linhas e arcos poderão ser capturados.

Por exemplo, ao informarmos o início de uma linha o programa solicitará o Ponto inicial. Ao passarmos o mouse sobre um arco o ponto extremo mais próximo será selecionado.

Captura Ponto próximo

Representada pelo botão 

Quando a captura Ponto próximo estiver selecionada qualquer ponto do elemento pode ser capturado.

Por exemplo, ao informarmos o início de uma linha o programa solicitará o Ponto inicial. Ao passarmos o mouse sobre uma linha o ponto sobre o mouse será o ponto selecionado.

Captura Intersecção

Representada pelo botão 

Quando a captura Intersecção estiver selecionada apenas intersecções entre os elementos poderão ser capturadas.

Por exemplo, ao informarmos o início de uma linha o programa solicitará o Ponto inicial. Ao passarmos o mouse sobre o encontro de dois elementos, a intersecção entre eles será selecionada.

Captura Perpendicular

Representada pelo botão 

Esta captura é utilizada se deseja criar uma linha que seja perpendicular (45º e 90º) a outra já existente.

Por exemplo, ao informarmos o fim de uma linha o programa solicitará o Ponto final. Ao passarmos o mouse sobre a linha existente o ponto perpendicular mais próximo será selecionado.

Rastrear Referência

A opção de captura “Rastrear referência”, pode ser utilizada quando necessária a criação de linhas de referência temporárias que possibilitam a definição de pontos para auxiliar no lançamento.

Por exemplo, para marcar um ponto de referência é preciso passar a mira do cursor do mouse sobre uma captura de um elemento e para desmarcar ponto de referência deve-se passar a mira novamente sobre a captura do elemento.

Rastrear Extensão

A opção de captura “Rastrear extensão”, pode ser utilizada quando necessária a criação de linhas de referência temporárias para auxiliar no lançamento.

Por exemplo, a linha de extensão temporária será exibida quando o cursor do mouse é movido nas direções alinhadas e perpendiculares ao ponto de referência.

Captura Personalizada

Representada pelo botão 

O AltoQi Builder também possui a captura Personalizada, que permite ao usuário ativar mais de uma captura simultaneamente.

Observação A utilização desta captura permite ao projetista selecionar mais facilmente os pontos notáveis de qualquer elemento.

Neste artigo foram indicadas as capturas de pontos disponibilizadas pelo programa e como utilizá-las. Verifique qual melhor se adapta a seleção que deseja realizar.