Condutos

Lançando condutos retos

Ao realizarmos o lançamento de um conduto, o programa pode apresentar dois comportamentos diferentes dependendo do tipo de conduto que será lançado.

Por exemplo, em um projeto Fiação, ao lançarmos um conduto circular o programa permite que seja informada uma curvatura, possibilitando o lançamento de condutos curvos. Ao lançarmos um conduto retangular sempre será inserido um conduto reto.

Observação: Para verificar como lançar um conduto recomendamos a leitura do artigo Como lançar os condutos manualmente no projeto Fiação?.

  

Neste caso, ainda é possível realizar o lançamento de um conduto reto mesmo quando a curvatura é solicitada, para isso deve-se pressionar Enter quando for solicitada a curvatura do conduto. Porém, nos projetos que exigem o lançamento de muitos condutos circulares retos, pode-se obter uma maior produtividade alterando a forma de lançamento dos condutos, desabilitando a definição de curvatura.

A forma de realizar este lançamento irá variar de acordo com a versão do programa.

Utilizando o comando para lançamento de condutos retos 

A partir do QiBuilder 2019, para lançar um conduto circular reto proceda da seguinte forma:

  • Acesse a guia Lançamento, grupo Conduto e selecione a peça que deseja utilizar;

  • Ainda na guia Lançamento, grupo Conduto, defina a posição do trecho horizontal que o conduto será inserido;
  • Ative o comando Conduto reto;

  • Clique no comando Conduto ();
  • Na linha de comando será exibida a mensagem Conduto – Início, clique sobre o ponto onde o conduto começará, por exemplo, uma lâmpada, um quadro, uma tomada, etc.; 
  • Na linha de comando será exibida a mensagem Conduto – Fim, clique sobre o ponto onde o conduto terminará, por exemplo, uma lâmpada, um quadro, uma tomada, etc.;
  • O eletroduto será inserido; 

  • Após realizar esse procedimento o programa continua pedindo a informação de novos pontos, definindo outros condutos com as mesmas propriedades do conduto inicial. Lance os condutos desejados ou pressione Esc ou Enter para encerrar o comando.

Cadastrando uma Classe de conduto retos

No QiBuilder 2017 e 2018, para lançar um conduto circular reto será necessário alterar a forma de lançamento para um determinado grupo de condutos, desabilitando a definição de curvatura.

Para alterar o comportamento do AltoQi Builder ao lançar os condutos de um determinado grupo, proceda da seguinte forma:

  • Acesse o menu Arquivo - Cadastro;
  • No diálogo Cadastro selecione a aba Peças;
  • Selecione o Grupo de conduto que deseja lançar reto, por exemplo “Eletroduto PVC rosca - Eletroduto c/ braçadeira cunha”;
  • Copie-o e Cole-o;
Observação: Como a única informação que desejamos alterar é a Representação iremos copiar e colar um Grupo de peças referência, assim teremos um Grupo de peças de usuário com todas as informações iguais ao Grupo de peças padrão. Para realizar este procedimento recomendamos a leitura do artigo Como Copiar e Colar uma peça do cadastro.
  • No novo Grupo, em Seção - Representação selecione Linha simples;
Observação: Também sugerimos alterar o nome do Grupo para não gerar confusão no momento de seleção da peça a ser utilizada no projeto.
  • Clique em OK para finalizar.


Observação: No exemplo exibido acima realizamos a cópia de um Grupo de peças existente mas se desejar é possível cadastrar um novo. Para isso recomendamos a leitura do artigo Como cadastrar um conduto no AltoQi Builder.
  

Após essa alteração, o lançamento de um conduto reto é realizado ao escolher uma peça que pertença ao grupo criado.

Desse modo, não será solicitada a definição da curvatura ao lançar esse conduto.