Cortes, detalhes e esquemas

Como inserir um corte no projeto?

O corte é recurso disponível para as disciplinas de projeto HidráulicoSanitárioFiaçãoIncêndioGás e SPDA. Nesse detalhamento são apresentadas a elevação de peças e também outras informações como cotas, diâmetros e comprimento do tubos.

  • Para criar um corte, acesse a guia Operações, grupo Detalhe.
  • Selecione o comando Corte sobre todos os pavimentos para que sejam apresentados os lançamentos realizados em todos os pavimentos da edificação.

  • Defina três pontos no croqui de projeto, indicando a abrangência do corte, como no exemplo da figura a seguir.

  • Finalizado lançamento do corte em planta, selecione a sua representação e acesse a guia Elementos, grupo Acessar, comando Propriedades;
  • Na janela Propriedades, defina a forma da Representação nas pranchas, a Abrangência e a Projeção;
  • Pressione Esc;
Observação: Observe que na opção " Projeção", é possível definir se o corte deve cortar todos os pavimentos ou apenas o pavimento corrente, mesmo que o comando utilizado no início tenha sido " Cortar sobre todos os pavimentos".



Observação: A partir do momento em que o corte é gerado pelo comando "Cortar sobre todos os pavimentos", este é desassociado do croqui de projeto. Isso significa que todos os elementos representados no corte são entendidos como um desenho. Por isso, para realizar qualquer edição sobre este desenho, recomenda-se o uso do procedimento abordado no artigo Como editar o desenho de esquemas isométricos e verticais?.
  • Dê um duplo clique sobre a representação do corte em planta para acessá-lo.

Representação do corte unifilar


Representação do corte bifilar realista

Observação: Caso seja observado que nem todos os elementos desejados constam na representação do corte, acompanhe o artigo Por que alguns elementos não aparecem no corte lançado no projeto? para verificar o motivo de tal comportamento.

A partir dos passos acima será possível gerar um corte, seja sobre o pavimento corrente ou sobre todos os pavimentos da edificação, de acordo com o posicionamento definido em planta no programa AltoQi Builder.