Impressão/Exportação

Como imprimir os arquivos do AltoQi Builder

Após finalizar o lançamento do projeto pode ser necessário enviar os arquivos para o cliente, imprimir o projeto ou enviar para uma empresa de plotagem.

Para realizar estes procedimentos é possível imprimir o projeto (diretamente na impressora ou em PDF) ou exportar um DWG/DXF. 

Este artigo indicará como realizar a impressão dos arquivos do projeto. O AltoQi Builder disponibiliza dois caminhos diferentes:

  • através do menu Arquivo, que permite a impressão individual de cada desenho. Este comando permite a impressão no dispositivo de saída padrão ou em PDF;
  • através do menu de contexto na janela Arquivos, que além da impressão individual de um arquivo permite a impressão em lote (vários arquivos de uma vez). Este comando somente permite a impressão em PDF.

A seguir demostraremos como utilizar estes comandos.

1 - Utilizando o menu Arquivo

Para imprimir um desenho realize o seguinte procedimento:

  • Abra o croqui ou o desenho desejado;
  • Acesse o menu Arquivo - Imprimir - Imprimir;

  • No diálogo Impressão ajuste todos os parâmetros;
  • Clique em OK.


Observação: Este comando é aplicável somente ao desenho aberto, portanto, para imprimir outros arquivos deve-se alternar a janela de CAD corrente e executar novamente o comando.

2 - Utilizando o menu de contexto na janela Pranchas

Para os projetos que possuem um grande número de desenhos para serem impressos, a impressão individual de cada um através do menu Arquivo pode ser trabalhosa e demorada. Nestes casos, a impressão em lote (vários arquivos de uma única vez) torna-se interessante. Para realizar este procedimento:

  • Abra o projeto que possui os arquivos que deverão ser impressos;
  • Acesse a guia Elementos, grupo Acessar, comando Gerenciador de pranchas;
Observação: Este recurso somente pode ser utilizado para a impressão de pranchas e arquivos disponíveis na janela Pranchas. Não é possível imprimir diretamente os croquis de projeto.
  • Na janela Pranchas clique com o botão direito do mouse sobre a pasta desejada e selecione Imprimir;
Observação: Este comando pode ser utilizado para imprimir um desenho individualmente. Para isso basta clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo desejado. 


  • No diálogo Impressão ajuste todos os parâmetros;
    • No grupo Arquivos é mostrada a lista de arquivos envolvidos nos procedimentos de impressão. Pode ser selecionado somente um arquivo ou uma faixa de arquivos através das teclas <SHIFT> (seleção de um conjunto de arquivos em sequência) ou <CTRL> (seleção de um conjunto de arquivos que não estejam em sequência);
    • No grupo Destino é definido o local onde serão salvos os arquivos. Clique sobre o botão "..." caso queira selecionar qualquer outra pasta presente no seu computador. 
    • Para que o usuário tenha um controle maior sobre o desenho no qual se está trabalhando é possível definir um Status para o arquivo. Ao habilitar a opção Marcar como entregue o status do arquivo será alterado para "Entregue" ao ser pressionado o botão "OK".
    • A opção Máscara de revisãoestando marcada, acrescentará o prefixo e a numeração da revisão corrente ao nome do arquivo, conforme configurado no menu Arquivo, Configurações, Desenho, Revisões.

  1. Clique em OK;

Desta maneira, os arquivos PDF's serão criados e adicionados a sua respectiva pasta (de acordo com o destino selecionado).



Realizando os procedimentos descritos neste artigo é possível imprimir os arquivos de projeto.