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Como imprimir os arquivos do AltoQi Builder
Após finalizar o lançamento do projeto pode ser necessário enviar os arquivos para o cliente, imprimir o projeto ou enviar para uma empresa de plotagem.
Para realizar estes procedimentos é possível imprimir o projeto (diretamente na impressora ou em PDF) ou exportar um DWG/DXF.
Este artigo indicará como realizar a impressão dos arquivos do projeto. O AltoQi Builder disponibiliza dois caminhos diferentes:
- através do menu Arquivo, que permite a impressão individual de cada desenho. Este comando permite a impressão no dispositivo de saída padrão ou em PDF;
- através do menu de contexto na janela Arquivos, que além da impressão individual de um arquivo permite a impressão em lote (vários arquivos de uma vez). Este comando somente permite a impressão em PDF.
A seguir demostraremos como utilizar estes comandos.
1 - Utilizando o menu Arquivo
Para imprimir um desenho realize o seguinte procedimento:
- Abra o croqui ou o desenho desejado;
- Acesse o menu Arquivo - Imprimir - Imprimir;
- No diálogo Impressão ajuste todos os parâmetros;
- Clique em OK.
2 - Utilizando o menu de contexto na janela Pranchas
Para os projetos que possuem um grande número de desenhos para serem impressos, a impressão individual de cada um através do menu Arquivo pode ser trabalhosa e demorada. Nestes casos, a impressão em lote (vários arquivos de uma única vez) torna-se interessante. Para realizar este procedimento:
- Abra o projeto que possui os arquivos que deverão ser impressos;
- Acesse a guia Elementos, grupo Acessar, comando Gerenciador de pranchas;
- Na janela Pranchas clique com o botão direito do mouse sobre a pasta desejada e selecione Imprimir;
- No diálogo Impressão ajuste todos os parâmetros;
- No grupo Arquivos é mostrada a lista de arquivos envolvidos nos procedimentos de impressão. Pode ser selecionado somente um arquivo ou uma faixa de arquivos através das teclas <SHIFT> (seleção de um conjunto de arquivos em sequência) ou <CTRL> (seleção de um conjunto de arquivos que não estejam em sequência);
- No grupo Destino é definido o local onde serão salvos os arquivos. Clique sobre o botão "..." caso queira selecionar qualquer outra pasta presente no seu computador.
- Para que o usuário tenha um controle maior sobre o desenho no qual se está trabalhando é possível definir um Status para o arquivo. Ao habilitar a opção Marcar como entregue o status do arquivo será alterado para "Entregue" ao ser pressionado o botão "OK".
- A opção Máscara de revisão, estando marcada, acrescentará o prefixo e a numeração da revisão corrente ao nome do arquivo, conforme configurado no menu Arquivo, Configurações, Desenho, Revisões.
- Clique em OK;
Desta maneira, os arquivos PDF's serão criados e adicionados a sua respectiva pasta (de acordo com o destino selecionado).