Ao realizar o detalhamento de pilares através do AltoQi Eberick, diversos critérios normativos são levados em consideração, de modo a realizar um detalhamento correto das armaduras longitudinais e transversais, levando em consideração diversos fatores que possuem influência direta no desempenho do elemento estrutural. Esta série de artigos apresenta os critérios considerados pelo AltoQi Eberick nesta etapa do projeto estrutural. Para referência, alguns tópicos abordados são intitulados através do erro associado à verificação.
- Prescrições de detalhamento de pilares segundo a NBR 6118 - 2014.
- Erro L24 - Pilar com seção inconsistente.
- Erro A13 - Diâmetro muito elevado.
- Erro A02 - Espaçamento entre barras menor que o permitido.
- Erro A07 - Taxa de armadura maior que a configurada. (este artigo)
- Erro A06 - Nenhuma bitola pode ser usada para estribo.
- Estribos suplementares em pilares conforme a NBR 6118 - 2014.
Taxa de armadura longitudinal
No item 17.3.5.3 da norma NBR 6118:2014, existem limites referentes à taxa de armadura longitudinal em pilares. Estes limites dizem respeito à taxa de armadura mínima e máxima em pilares.
A taxa de armadura mínima em pilares deve ser calculada da seguinte maneira:
onde,
![]() |
Força normal de cálculo |
![]() |
Resistência de cálculo do aço |
![]() |
Área da seção transversal de concreto |
De mesma forma, a norma também prescreve uma taxa máxima de armadura, calculada da seguinte maneira:
De acordo com esta equação, a taxa máxima de armadura em qualquer ponto do pilar deve ser 8%. Uma vez que este valor também se aplica às regiões de emenda, recomenda-se que a configuração de taxa máxima de armadura (na aba Estrutura Configurações - Projeto - Dimensionamento – Pilares - Taxa de armadura máxima) seja configurada como 4%, já que esta configuração não leva em consideração as regiões de emenda.
Caso algum detalhamento resulte em taxa de armadura maior que este limite, será emitido o Erro A07 - Taxa de armadura maior que a configurada. Para resolver este erro, deve-se habilitar outras bitolas para os pilares, ou alterar o tamanho da seção de modo que a armadura possa ser posicionada.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.