Pilares

Erro A07 - Taxa de armadura maior que a configurada

Ao realizar o detalhamento de pilares através do AltoQi Eberick, diversos critérios normativos são levados em consideração, de modo a realizar um detalhamento correto das armaduras longitudinais e transversais, levando em consideração diversos fatores que possuem influência direta no desempenho do elemento estrutural. 

Taxa de armadura longitudinal

No item 17.3.5.3 da norma NBR 6118:2014, existem limites referentes à taxa de armadura longitudinal em pilares. Estes limites dizem respeito à taxa de armadura mínima e máxima em pilares.

A taxa de armadura mínima em pilares deve ser calculada da seguinte maneira:

onde,

De mesma forma, a norma também prescreve uma taxa máxima de armadura, calculada da seguinte maneira:

De acordo com esta equação, a taxa máxima de armadura em qualquer ponto do pilar deve ser 8%. Uma vez que este valor também se aplica às regiões de emenda, recomenda-se que a configuração de taxa máxima de armadura (na aba Estrutura  Configurações - Projeto -  Dimensionamento – Pilares - Taxa de armadura máxima) seja configurada como 4%, já que esta configuração não leva em consideração as regiões de emenda.

Caso algum detalhamento resulte em taxa de armadura maior que este limite, será emitido o Erro A07 - Taxa de armadura maior que a configurada. Para resolver este erro, deve-se habilitar outras bitolas para os pilares, ou alterar o tamanho da seção de modo que a armadura possa ser posicionada.