Fundações

Armaduras de blocos de fundação

O detalhamento de blocos de fundação pode variar de acordo com o formato de bloco que está sendo analisado. Assim, blocos de uma estaca possuirão armaduras diferentes de blocos com duas, ou três estacas, por exemplo. Neste artigo, apresento o detalhamento gerado pelo Eberick juntamente com modelos tridimensionais destas mesmas armaduras para facilitar a compreensão do seu posicionamento no bloco. Foram gerados três modelos que representam de maneira simplificada a maior parte dos formatos de blocos, sendo que poderão ser utilizados como referência para os demais formatos fornecidos pelo Eberick.
Destaco que os modelos 3D listados abaixo foram realizados com auxílio de um software de modelagem, sendo que não foram gerados pelo Eberick. Você pode utilizá-los para melhor visualizar as armaduras, por meio de zoom e rotação (scroll e clique do mouse, respectivamente).
Nos modelos abaixo, você pode identificar as armaduras detalhadas pelo Eberick com base nas suas cores, ou por meio das identificações posicionadas no modelo.

Bloco de uma estaca (1RET)

 
 

 Bloco de duas estacas (2RET)

 

 Bloco de três estacas (3TRI)

 
 Observe que em algumas  armaduras  há a indicação de  comprimento variável (VAR) devido à geometria do bloco. Nesses casos, é possível  habilitar a configuração " Gerar tabela de armaduras variáveis ", disponível na Guia Estrutura > Configurações > Projeto > Detalhamento > Blocos.  Assim, será exibido uma tabela com o comprimento do trecho variável, o comprimento unitário da barra e o comprimento total da armadura, considerando a quantidade de repetições.
 
Observação: Verifique se a versão utilizada contempla esse recurso. Essa verificação pode ser feita clicando no botão Ajuda da janela Configurações -Detalhamento - Bloco. Na janela que se abre, verifique junto a configuração " Gerar tabela de armaduras variáveis" para qual versão o recurso está disponível.
 
Como exemplo:
 
Bloco de seis estacas (6RET)
 
 
Vale destacar que o AltoQi Eberick realiza o dimensionamento automático das armaduras de retração visando a prevenção de fissuras térmicas relevantes em blocos de coroamento de grandes dimensões. Assim, o programa compara a armadura proveniente do cálculo devido à retração e a armadura oriunda da avaliação das tensões nas bielas, adotando automaticamente a situação crítica para o dimensionamento dos estribos horizontais. Você pode conferir no  relatório Cálculo detalhado  do bloco, onde há uma tabela para o dimensionamento da armadura de retração, indicando a área de aço e armadura definida. Logo abaixo tem-se o dimensionamento do estribo horizontal na tabela Dimensionamento das armaduras. Já no  relatório Resultados  dos blocos há a armadura do estribo horizontal já adotando a situação crítica, quando habilitado a opção de verificação da armadura de retração. Veja mais detalhes em Principais configurações de dimensionamento: blocos A armadura de retração é posicionada então de forma semelhante ao dos estribos horizontais distribuída ao longo da altura total.