Fundações

Modelos para dimensionamento de blocos

Modelos para dimensionamento de blocos de fundação

Segundo a NBR 6118, em seu item 22.7.1, blocos de fundação são elementos de volume através dos quais são transmitidos esforços às estacas as cargas de fundação. Podem ser considerados rígidos ou flexíveis, analogamente às sapatas. Segundo Iyer, Sam (1992), apud Souza (2004), até o presente momento não existem soluções rigorosas para o dimensionamento dos blocos de fundação. Sendo assim, muitos critérios de ordem prática ainda continuam sendo comumente utilizados para o projeto destes elementos.

Usualmente, o dimensionamento de blocos de fundação utiliza o conceito de blocos rígidos, sendo este o mesmo critério utilizado pelo AltoQi Eberick. Conforme o item 22.7.2.1 da NBR 6118, o comportamento estrutural dos blocos rígidos é caracterizado por:

  • trabalho à flexão nas duas direções, mas com trações essencialmente concentradas nas linhas sobre as estacas (reticulado definido pelo eixo das estacas, com faixas de largura igual a 1,2 vezes seu diâmetro);
  • cargas transmitidas pelo pilar para as estacas essencialmente por bielas de compressão, de forma e dimensões complexas.
  • trabalho ao cisalhamento também em duas direções, não apresentando ruptura por tração diagonal, e sim por compressão das bielas, analogamente às sapatas.

O Eberick fornece dois métodos de dimensionamento para blocos. O método de bielas e tirantes é utilizado para blocos que possuam estacas equidistantes do centro do bloco. Já o método de ruptura é utilizado em blocos que tenham um número maior de estacas, nos quais, normalmente, se encontram a distâncias diferentes do centro do bloco.

No próximo artigo desta série, irei abordar o modelo de bielas e tirantes.