Lajes

Armadura de distribuição

A depender dos critérios do projetista e de cada situação de projeto, pode ser necessário incluir armaduras complementares no detalhamento das lajes. Estes recursos possibilitam ao projetista definir seus próprios critérios de detalhamento, buscando gerar um detalhamento final completo do elemento.

Armadura de distribuição

Para os casos onde as lajes são detalhadas com armaduras negativas sobre as continuidades, o funcionamento das barras é predominantemente unidirecional. Para melhorar a distribuição de esforços combatidos por essas armaduras, o AltoQi Eberick permite o detalhamento de armaduras de distribuição, posicionadas no sentido transversal das armaduras negativas principais.

O detalhamento das armaduras de distribuição segue as prescrições da NBR6118:2014, item 19.3.3.2, adotando os mesmos critérios utilizados para as armaduras positivas secundárias de lajes.

A adoção da armadura de distribuição pode ser feito através do menu Estrutura - Configurações - Projeto - Detalhamento - Lajes, acessando o botão Arm. complementares.

A opção Diâmetro permite definir qual será a bitola utilizada para as barras da armadura de distribuição.

Com intuito de manter a legibilidade do desenho, as armaduras de distribuição não são detalhadas em conjunto com a armadura principal das lajes.

Na planta de detalhamento das lajes, a armadura de distribuição é apenas indicada pelo número do barra, junto a armadura negativa principal.

A descrição completa das armaduras de distribuição está inclusa na tabela Ferros de distribuição. Nesta tabela a armadura de distribuição sempre está relacionada ao número da armadura principal.

O comprimento, quantidade e espaçamento das armaduras de distribuição são calculados em função da área de cobertura da armadura principal. As armaduras de distribuição somente serão detalhadas em continuidades que contenham pelo menos três barras de armadura principal.