Pilares

Erro D04 - Esbeltez maior que 90 para seção composta

Esbeltez maior que 90 para seção composta

A NBR6118:2014, em seu item 15.8.3, determina que os pilares deverão ser dimensionados considerando os efeitos de segunda ordem. Para determinar a influência destes efeitos, a norma fornece algumas alternativas de cálculo, simplificadas, que são aplicáveis em casos diferentes. Para mais informações sobre cada um desses modelos, recomendamos a leitura do artigo Como obter os momentos de segunda ordem nos pilares?.

No tocante ao AltoQI Eberick, poderão ser adotados três métodos diferentes, a depender das características do pilar que está sendo analisado:

  • Método do pilar padrão com curvatura aproximada: pode ser utilizado para pilares de seção constante e de índice de esbeltez menor do que 90.
  • Método do pilar padrão com rigidez κ aproximada: pode ser utilizado para pilares de seção constante retangular e de índice de esbeltez menor do que 90.
  • Método do pilar padrão acoplado a diagramas momento curvatura: pode ser utilizado para pilares de seção constante retangular e de índice de esbeltez menor do que 140.

Perceba que, por serem modelos simplificados, têm sua aplicação restrita em alguns casos. No caso de seções não retangulares (circular, L ou T, por exemplo), somente o método do pilar padrão com curvatura aproximada pode ser utilizado. Perceba que apenas pilares cuja esbeltez é inferior 90 poderão ser analisados por este método. Caso o pilar analisado não respeite esta limitação do método, o Erro D04 - Esbeltez maior que 90 para seção composta será emitido.

Desta forma, no AltoQi Eberick, é importante que pilares de seções não retangular tenham um índice de esbeltez menor do que 90, de modo a viabilizar o seu dimensionamento. Algumas medidas para reduzir o índice de esbeltez dos pilares serão abordadas no artigo Erro D05 - Esbeltez maior do que 140.