Reservatórios

Lançamento da rede hidráulica com um reservatório externo a edificação

Em algumas ocasiões o reservatório de água esta localizado externo a edificação. Nestas situações, geralmente a tubulação parte do reservatório em direção a edificação pelo piso para alimentar diretamente as peças de utilização na edificação no projeto hidráulico ou os pontos de hidrantes/sprinklers no projeto de incêndio.

Observação: Deve-se utilizar uma rede de água fria para este lançamento no projeto hidráulico, pois a mesma abastecerá diretamente as peças de utilização a partir do reservatório. Utilizando a rede de água fria será possível verificar as pressões nas peças de utilização. Já no projeto de incêndio deve-se selecionar a rede Hidrantes ou Sprinklers, dependendo do tipo de projeto.   
 
O lançamento da tubulação deve considerar a real elevação da tubulação de água fria que partirá do reservatório e todo o trajeto até a chegada na edificação. Desta forma o programa poderá considerar no cálculo a perda de carga real que o sistema sofrerá desde a saída do reservatório até a chegada nos pontos de consumo.
Pode-se ver abaixo um exemplo de um reservatório externo a edificação. Verifique que a tubulação de água fria parte do reservatório cilíndrico até a chegada na edificação. Para realizar o lançamento da tubulação sugerimos seguir o procedimento descrito no artigo Lançamento manual em detalhe isométrico definindo a altura dos pontos.
 

 
Caso a pressão de entrada na edificação seja conhecida não é necessário efetuar o lançamento da tubulação desde o reservatório para fins de dimensionamento. Pode-se iniciar o lançamento a partir do ponto em que a pressão de entrada é conhecida e efetuar o lançamento das tubulações que abastecerão as peças de utilização utilizando uma rede de água fria a partir do mesmo. 

Observação: Para verificar a pressão em um ponto adicione o mesmo no gerenciador conforme descrito no artigo Adicionando peças ao Gerenciador e na sequência gere a planilha de pressões acompanhando o artigo Como gerar o relatório da planilha de pressões (memorial de cálculo) das peças no projeto de gás, hidráulico e de incêndio?.
  
Para inserir uma pressão inicial na rede de água fria, deve-se inserir na posição inicial da rede uma tomada d'água, através do comando " Tomada d'água " na guia Lançamento , grupo Pontos .
 
 
Uma vez inserida a tomada d'água, selecione a conexão no qual ela foi inserida e informe a pressão de entrada conforme apresentado no artigo Como incluir pressão inicial na rede hidráulica.

Desta forma, o programa efetuará a verificação da pressão considerando o valor de pressão inicial inserido no ponto de tomada d'água.