Em algumas ocasiões o reservatório de água esta localizado externo a edificação. Nestas situações, geralmente a tubulação parte do reservatório em direção a edificação pelo piso para alimentar diretamente as peças de utilização na edificação no projeto hidráulico ou os pontos de hidrantes/sprinklers no projeto de incêndio.
Deve-se utilizar uma rede de água fria para este lançamento no projeto hidráulico, pois a mesma abastecerá diretamente as peças de utilização a partir do reservatório. Utilizando a rede de água fria será possível verificar as pressões nas peças de utilização. Já no projeto de incêndio deve-se selecionar a rede Hidrantes ou Sprinklers, dependendo do tipo de projeto. |
O lançamento da tubulação deve considerar a real elevação da tubulação de água fria que partirá do reservatório e todo o trajeto até a chegada na edificação. Desta forma o programa poderá considerar no cálculo a perda de carga real que o sistema sofrerá desde a saída do reservatório até a chegada nos pontos de consumo.
Pode-se ver abaixo um exemplo de um reservatório externo a edificação. Verifique que a tubulação de água fria parte do reservatório cilíndrico até a chegada na edificação. Para realizar o lançamento da tubulação sugerimos seguir o procedimento descrito no artigo Lançamento em detalhe isométrico.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.