Área de exposição

Como lançar a área de exposição

Antes de iniciarmos o lançamento dos pontos de SPDA necessários ao projeto, é preciso definir a área de exposição em cada um dos pavimentos.

A área de exposição é um elemento importantíssimo que será utilizado como referência para executar o dimensionamento e determinar valores para o detalhamento do projeto. Serve também para delimitar a região a ser protegida pelo projeto de SPDA e o programa calcula a partir dessa área estipulada pelo usuário a área de exposição equivalente, utilizada na Avaliação de risco.

Esse elemento definirá a área que deverá ser protegida em cada pavimento e também definirá as informações de largura, comprimento e altura da edificação, informações que serão utilizadas no memorial de cálculo do nosso projeto.

Observações:
  1. Pode ser lançada uma única área de exposição, como também podem ser lançadas áreas por trecho da estrutura.
  2. A área de exposição é o elemento da rede SPDA que, além de representar a arquitetura da edificação onde o SPDA foi instalado, busca informar aos usuários problemas de dimensionamento da rede após o processamento da mesma.

Lançamento de uma área de exposição

Há diversas filosofias sobre o lançamento das áreas de exposição no projeto. De certa maneira, a concepção proposta é lançá-las no local que desejamos proteger. Assim, para este artigo, serão realizados alguns exemplos de lançamento de área de exposição.

Observação: A altura da área de exposição deve ser considerada sempre com relação ao nível do pavimento onde está sendo lançada.

Inicialmente, demonstraremos o procedimento geral para lançamento da área de exposição e posteriormente, aplicaremos o lançamento em exemplos. 

Para lançar a área de exposição:

  • Abra o croqui de SPDA do pavimento desejado na janela da Edificação;
  • Na guia Lançamento, grupo Rede, comando Altura, defina a altura da área de exposição com relação ao nível do pavimento:

  • Acesse a guia Lançamento, grupo Estrutura e selecione o comando Área de exposição;
  • Determine a área de exposição, clicando nos pontos necessários para realizar o contorno da área considerada, como exemplo dos quatro pontos destacados na imagem abaixo:

  • O comando será finalizado quando o 1º ponto lançado for ligado ao último ponto lançado, definindo um contorno fechado:


Nas Propriedades da área de exposição lançada no pavimento, podemos verificar que esta se encontra na elevação definida anteriormente:

A seguir veremos diversos lançamentos de área de exposição.

Exemplo 1 - Edificação com dois pavimentos e arquitetura igual nos dois pavimentos

Neste exemplo temos dois pavimentos, cada um com 280 cm de altura, portanto, queremos proteger o nível 0 cm do pavimento Térreo e o nível 280 cm do pavimento Superior, ou seja, devemos verificar o solo e o nível mais alto da estrutura.

Sendo assim, teremos o seguinte:


Lançamento da área de exposição no pavimento Térreo 

Para realizar o lançamento da área de exposição no pavimento Térreo, o procedimento é o descrito inicialmente, inserindo o valor 0 na Altura do grupo Rede:


Lançamento de área de exposição no pavimento Superior

Para realizar o lançamento da área de exposição no pavimento Superior, o procedimento é o descrito inicialmente, inserindo o valor 280 na Altura do grupo Rede:



Desta forma terá sido lançada uma área de exposição protegendo o nível do chão e outra protegendo o topo da estrutura:

Exemplo 2 - Três pavimentos com arquiteturas diferentes

Neste exemplo temos três pavimentos, cada um com 280 cm de altura, portanto, queremos proteger o nível 0 cm do pavimento Térreo, o nível 280 cm do pavimento Superior e o nível 280 cm do pavimento reservatório.

Sendo assim, teremos o seguinte:


Lançamento da área de exposição no pavimento Térreo e Superior

Para realizar o lançamento da área de exposição nos pavimentos Térreo e Superior, o procedimento é o descrito inicialmente, inserindo o valor 0 para o pavimento Térreo e 280 para o Superior na Altura do grupo Rede:


Lançamento da área de exposição no pavimento Reservatório

O reservatório desta edificação possui uma arquitetura menor que a dos outros pavimentos. Sendo assim, a área de exposição deste pavimento será lançada de modo a proteger este reservatório. 

Para realizar o lançamento, proceda como indicado inicialmente, utilizando 280 como altura para lançamento da área de exposição e tomando o cuidado para contornar este reservatório.

Desta forma, teremos áreas de exposição nos três pavimentos da edificação, protegendo o que delimitamos com elas:


Exemplo 3 - Duas edificações com alturas diferentes no mesmo projeto 

Neste exemplo temos duas edificações no mesmo projeto: uma com dois pavimentos e uma com três.
Observações:
  1. O lançamento da área de exposição em pavimentos intermediários pode ser realizado em qualquer altura do pavimento, respeitando os níveis mínimos e máximos do pavimento.
  2. Em pavimentos que existirão anéis de cintamento, deve-se considerar a altura específica para o anel de cintamento, pois será verificado o espaçamento de acordo com a Norma.
Sendo assim, lançaremos as áreas de exposição nos locais destacados pelas linhas vermelhas na imagem abaixo: 

Lançamento da área de exposição no pavimento Térreo  

Neste pavimento serão lançadas duas áreas de exposição no nível 0, uma para cada edificação:


Lançamento da área de exposição no pavimento Superior  

Neste pavimento serão lançadas duas áreas de exposição, uma para cada edificação da seguinte forma:

  • Edificação 1: em qualquer altura do pavimento (0 cm até 500 cm), levando em consideração o espaçamento máximo entre os anéis de cintamento;
  • Edificação 2: no teto no pavimento superior (topo da edificação 2), na altura de 500 cm.

Lançamento da área de exposição no pavimento Cobertura  

No pavimento cobertura somente será lançada uma área de exposição no topo da edificação 1, que é a que contém três pavimentos.

Esta área de exposição deve ser lançada como indicado inicialmente, utilizando a altura de 700 no grupo Rede:



Desta forma, ao finalizar o lançamento da área de exposição em todos os pavimentos teremos o seguinte:

Caso realize o lançamento da área de exposição em uma altura errada, para corrigir recomendamos a leitura do artigo Como alterar a altura de uma área de exposição lançada? Desta forma, serão consideradas as dimensões corretas da edificação para a avaliação de risco e memorial de cálculo.

Por meio destes procedimentos, verificamos como lançar áreas de exposição em diferentes tipos de projeto.