Dimensionamento

Critério da concessionária

Um dos recursos disponibilizados no modulo Elétrico é o dimensionamento automático da fiação e da proteção dos circuitos.

Além dos critérios da NBR 5410/2004 como: capacidade de condução de corrente, queda de tensão e proteção contra sobrecarga e curto-circuito, o programa leva em consideração para o dimensionamento da entrada de serviço os critérios da concessionária selecionada pelo usuário.

Ao lançar a Entrada de serviço (AL1) no projeto e selecionar a peça desejada, automaticamente o usuário está selecionando qual concessionária será utilizada no dimensionamento.

Cada concessionária possui diferentes tabelas de fornecimento de acordo com os esquemas (F+N 2F+N, etc.) e tensões (380/220 V, 220/127 V, etc.) disponibilizadas por ela. Estas tabelas determinam quais valores mínimos de fiação e disjuntor devem ser utilizados para cada faixa de carga, qual o critério utilizado para determinação da faixa de carga e em qual quadro este critério será aplicado.

Para determinar qual seção de fiação e disjuntor mínimos recomendados pela concessionária precisaremos identificar as seguintes informações:

  • Concessionária utilizada na peça da entrada de serviço;
  • Tipo de instalação da entrada de serviço (determinado nas propriedades do AL1);
  • Esquema e Tensão utilizados (determinados nas propriedades do quadro);
  • Isolação do cabo utilizado (informado no cadastro do condutor);
  • Potência instalada ou demandada do quadro.

Com base nessas informações, entra-se na tabela correspondente e verifica-se qual fiação e disjuntor são recomendados pela concessionária.

Exemplo

Para exemplificar como o critério da concessionária será aplicado, temos o QM1 apresentado a seguir:
Em nosso exemplo, a entrada de serviço AL1 utiliza uma peça da concessionária Celesc (Subterrâneo) e o tipo de instalação Edificação de uso coletivo.
ObservaçãoQuando for utilizado o tipo de instalação 'Unidade consumidora individual' o critério da concessionária somente será aplicado ao quadro de medição associado diretamente a entrada de serviço. Quando for utilizado o tipo de instalação 'Edificação de uso coletivo' o critério da concessionária possui duas tabelas diferentes, uma para ser aplicada no quadro de medição (AL - QM) e outra para ser aplicada nos quadros de distribuição (QM - QD).

O quadro de medição QM1 utiliza um condutor com isolação PVC, o esquema 3F+N, a tensão 380/220 V, possui um potência instalada de 151,86 kW e uma potência demandada de 49,438 kVA.

Observação : Para potência instalada utiliza-se o valor em Watts (W) e para potência demandada utiliza-se o valor em Volt-Ampère (VA).
 
 
Com base nas informações acima o programa acessa a tabela da concessionária utilizada para verificar qual será a fiação e disjuntor recomendados.
Observação: Para visualizar as tabelas das concessionárias cadastradas no programa recomendamos a leitura do artigo Exemplo: Editando e visualizando as informações da tabela da concessionária.
 
 
Como podemos visualizar na imagem acima, para os dados do nosso exemplo, será necessário uma fiação mínima de  35 mm²  e um disjuntor mínimo de  90 A , no QM1.
Observação Esta informação pode ser verificada no relatório de dimensionamento do circuito.
 
 
Observação: Pode ocorrer do programa dimensionar uma seção de fiação e um disjuntor maiores do que os recomendados pela concessionária, isto ocorre pois o programa irá procurar os valores que atendam todos os critérios verificados por ele. Para verificar todo o processo realizado no dimensionamento da fiação e da proteção contra sobrecarga recomendamos a leitura dos artigos Como é dimensionada a seção dos condutores? e Como é dimensionado o dispositivo de proteção contra corrente de sobrecarga?.
 
 
Realizando a verificação descrita neste artigo é possível identificar como são selecionados a seção mínima e o disjuntor mínimo de acordo com o critério da concessionária.