Indicações de triângulo

Indicação - Possível uso de peça inadequada por geometria nos projetos hidrossanitário, gás e incêndio

O AltoQi Builder emite alertas em forma de triângulos amarelos e vermelhos no projeto, indicando situações que requerem atenção. Estas indicações auxiliam o usuário a verificar possíveis problemas de lançamento ou dimensionamento existentes no projeto.

Observação: Para verificar qual a mensagem que um triângulo traz, passe o mouse sobre o mesmo e a mensagem será exibida. O artigo Triângulos vermelhos e amarelos: o que significam? apresenta mais informações sobre estas indicações.

Quando a mensagem exibida é "Possível uso de peça inadequada por geometria" as causas podem variar, dependendo da peça que está sendo utilizada e em qual projeto se está trabalhando.

Várias podem ser as situações que originam essa mensagem nos projetos hidráulico, sanitário, de incêndio e de gás. Como por exemplo, uma peça lançada com sentido de fluxo diferente do informado no cadastro, uma conexão de diâmetro diferente do diâmetro do conduto, desalinhamento nos condutos, etc.


Identificando a causa da indicação

Para identificar o porquê da indicação de peça inadequada, inicialmente acesse o croqui de lançamento onde são apresentadas as indicações e siga os passos descritos a seguir:

  • Na aba "Operações" clique no comando "Definir peças pendentes";
  • Na janela de definição de peças, aberta na lateral direita do programa, habilite os filtros, destacados em vermelho na imagem abaixo.(Ao passar o mouse por cima do ícone do filtro o nome do mesmo é apresentado)

  • Ao habilitar os filtros podem ser observadas 5 situações: Apresentação de uma ou mais peças na cor preta ou em negrito, nenhuma peça apresentada, apresentada uma ou mais peças escritas na cor preta, uma das peças escrita na cor vermelha.
    • Se for apresentado uma ou mais peças na cor preta ou em negrito, clique sobre a peça desejada para defini-la, conforme apresentado no artigo Definindo as peças do projeto no AltoQi Builder;
    • Se nenhuma peça for apresentada desabilite os filtros um a um, da direita para a esquerda, até que uma peça em preto ou negrito seja mostrada.
  • Na imagem abaixo pode-se ver um exemplo de como as peças podem ser apresentadas.


Observação: Uma peça com o nome escrito na cor vermelha na janela de definição de peças indica que a mesma está em uso no ponto analisado mas não é adequada devido ao diâmetro, número de entradas, sentido do fluxo ou alinhamento do lançamento. Já uma peça com o nome em negrito indica uma peça adequada para o ponto analisado e que já foi escolhida pelo projetista anteriormente em outra situação semelhante de lançamento.

Assim, de acordo com o filtro desabilitado pode-se identificar a causa(Fluxo, ângulo, diâmetro ou número de entradas) da indicação para posteriormente verificar se o lançamento está correto e adotar uma peça. 


Ajustando o lançamento e definindo a peça após identificar a causa da indicação

De acordo com o filtro que foi desabilitado para localizar a peça desejada pode-se adotar alguns procedimentos distintos para ajustar o lançamento ou incluir uma nova peça no cadastro do programa para definir corretamente as peças. São listados abaixo alguns os procedimentos relacionados à cada filtro: 


Número de entradas

Não existe cadastrada no programa uma peça comercial com as informações de entrada e saída efetuadas no projeto. Neste caso, para definir corretamente a peça, recomendamos a leitura do artigo Exemplo: Corrigindo a indicação de possível peça inadequada por geometria devido ao número de entradas nos projetos hidrossanitário, gás e incêndio.


Diâmetros

O diâmetro utilizado para conexão não é compatível com o diâmetros dos tubos ligados a mesma. Neste caso pode-se definir outra conexão, alterar o diâmetro dos tubos ou caso não exista no cadastro uma peça com o diâmetro da tubulação definida no projeto cadastrar tal peça para efetuar o lançamento correto. O artigo Como cadastrar uma nova peça no AltoQi Builder explica detalhadamente como incluir uma peça na biblioteca do programa.


Ângulos

Quando é necessário desabilitar tal filtro, significa que a tubulação lançada no projeto, possivelmente não está na angulação correta, ou seja, não está lançada com os múltiplos de 45°. Sugere-se que o seu lançamento seja revisto para identificar se não há desalinhamento nos condutos. O material Corrigindo o desalinhamento dos condutos exemplifica o procedimento para adequação de tubulações que provavelmente estão desalinhadas.

 Caso o projeto possua o lançamento com ângulos que não são múltiplos de 45º será possível cadastrar novas peças informando o ângulo de entrada e saída de acordo com o lançamento e as peças disponíveis no mercado. O artigo Como cadastrar uma nova peça no AltoQi Builder explica detalhadamente como incluir uma peça na biblioteca do programa.

Observação: Para exemplificar a solução de erro por geometria quando este é devido ao ângulo, recomendamos o acompanhamento do artigo Exemplo: Corrigindo a indicação de possível peça inadequada por geometria devido ao ângulo nos projetos hidrossanitário, gás e incêndio.

 

Sentido de fluxo

As informações de entrada e saída da peça contidas no cadastro não correspondem as informações de lançamento das tubulações no projeto. Desta forma, o usuário pode ajustar o sentido de fluxo como apresentado no artigo Como inverter o sentido de fluxo dos tubos do projeto hidrossanitário, de gás e incêndio?. Em alguns casos pode-se desconsiderar esta indicação no projeto, se a peça lançada for adequada, pois é comum que a mesma ocorra em peças como o Tê, visto que as suas informações de entrada e saída podem alterar em cada projeto executado.

Observação: Lembramos que esta mensagem não impede o dimensionamento do projeto mas pode gerar informações incorretas nos detalhamentos finais como legenda, lista de materiais, etc. Portanto, quando esta mensagem for exibida verifique se será necessário realizar a correção como indicado nos artigos ou se foi lançada propositalmente desta forma. Caso tenha sido proposital, o artigo Como fixar uma peça? poderá auxiliar para contornar a mensagem.