Fundações

Diferença entre cargas de fundação e de pilar

Caso você já tenha analisado as tabelas de dimensionamento de pilares e fundações, deve ter percebido que os esforços encontrados para as fundações diferem daqueles utilizados para o dimensionamento dos seus respectivos pilares de arranque. Isto ocorre pois pilares e fundações são analisados de maneiras distintas, de modo que é esperado que apresentem esforços de dimensionamento divergentes. Para entender o motivo desta diferença, temos que recorrer à norma NBR8681.

A norma NBR 8681 - Ações e segurança nas estruturas preconiza, no item 4.3.1, que: “Um tipo de carregamento é especificado pelo conjunto das ações que têm probabilidade não desprezível de atuarem simultaneamente sobre uma estrutura (...). Em cada tipo de carregamento as ações devem ser combinadas de diferentes maneiras, a fim de que possam ser determinados os efeitos mais desfavoráveis para a estrutura. Devem ser estabelecidas tantas combinações de ações quantas sejam necessárias para que a segurança seja verificada em relação a todos os possíveis estados limites da estrutura”.

O dimensionamento dos pilares (bem como das vigas e lajes) é feito para os chamados carregamentos de cálculo. Por exemplo, o campo Nd,max, na janela de pilares, apresenta o maior valor de cálculo (a grosso modo, pode-se dizer que os valores de cálculo são aqueles já majorados) da carga axial no pilar. Estes valores são obtidos com base nas combinações disponíveis em Configurações - Ações - Combinações - botão Definir combinações, na aba ELU-Concreto, como mostrado abaixo. Perceba que neste caso, os coeficientes de majoração são aplicados diretamente sobre as ações, de modo que o esforço final calculado já se encontra majorado.

Já o dimensionamento geotécnico das fundações é verificado por Fatores de Segurança Globais. Por este motivo, os carregamentos apresentados são entregues em valores característicos, isto é, não majorados. Por exemplo, o campo "Carga max", na janela de blocos, apresenta o maior valor da carga axial na fundação (grosso modo, pode-se dizer que estes são valores não majorados) obtido dentre todas as combinações de fundações. Estas combinações podem ser verificadas pela janela acima, na aba Fundações. Perceba que neste caso, não há coeficientes de majoração, apenas os fatores de combinação das ações variáveis, uma vez que o coeficiente de segurança é aplicado apenas no momento da verificação.

Observação: Embora as verificações geotécnicas sejam feitas em valores característicos, o dimensionamento estrutural das peças de concreto armado das fundações (dimensionamento das armaduras, verificação das tensões admissíveis no concreto, dentre outros) são feitos considerando as cargas em valores de cálculo, isto é, majorados.