Vigas

Como otimizar o detalhamento das armaduras negativas de vigas?

O programa dispõe de uma série de configurações que permitem que o usuário adeque os detalhamentos de vigas aos critérios do projetista. A depender das configurações adotadas em cada projeto, o detalhamento emitido pode demandar um maior número barras e cortes. Para fins construtivos, é válido que os detalhamentos sejam otimizados, reduzindo a demanda de mão de obra para montagem das peças estruturais.

Como otimizar as armaduras negativas de uma viga?

O vídeo abaixo exemplifica a utilização de todas as configurações disponibilizadas pelo AltoQi Eberick para otimização do detalhamento de vigas.

As configurações disponibilizadas pelo programa estão acessíveis através do menu Estrutura - Configurações - Projeto - Detalhamento - Vigas, clicando sobre o botão "Otimização".

Esta janela se encontra dividida em três seções, que organizam as configurações de melhoria de acordo com seu campo de aplicação. Neste artigo iremos exemplificar as configurações disponibilizadas na seção   Negativas .
 

Distância máxima para unir

Para que o AltoQi Eberick una as barras negativas automaticamente nos detalhamentos, pode-se informar no item "Distância máxima para unir" uma medida maior que a distância entre as extremidade das barras negativas.

Caso a distância entre as barras seja inferior ao valor configurado, e seus diâmetros forem próximos, estas barras serão unidas em uma única barra. Para diâmetros diferentes o programa modifica automaticamente as barras de um dos apoios, unificando pelo maior diâmetro.

Unir com construtivas para trecho menor que

Neste item é possível definir um valor de distância, abaixo da qual, o programa irá unificar automaticamente barras negativas e construtivas.

Em vigas onde as barras negativas sobre os apoios possuam diâmetros iguais e a distância entre suas extremidades seja menor que a configurada, o programa irá unificar o trecho de armadura construtiva com as armaduras negativas em uma única barra.

Caso as bitolas das armaduras negativas sobre os apoios sejam diferentes e a distância seja menor que o valor configurado, o programa irá estender a armadura negativa até a mesma cobrir o comprimento da armadura negativa.

Sobreposição máxima para unir

Esta configuração é utilizada em situações específicas de detalhamento, quando as configurações mostradas anteriormente não são suficientes para unir automaticamente barras negativas das vigas, ocasionando sobreposições de armaduras.

Caso as barras negativas das vigas estiverem a uma distância menor que a configurada neste item e o diâmetro utilizado seja próximo as barras serão unidas.

Para sobreposição de barras com diâmetros muito distintos, o programa irá verificar se o comprimento da sobreposição é maior que o configurado neste item, unificando as armaduras automaticamente.