Para realizar o lançamento de um projeto como este no QiSPDA, recomendamos que o projetista crie uma edificação com um pavimento que englobe todo o telhado. Esse procedimento é necessário pois ao realizar o lançamento dos elementos neste pavimento será possível utilizar alturas diferentes a fim de criar a inclinação desejada.
1 - Criando a edificação
Para criar adequadamente uma edificação para realizar este tipo de projeto:
- Crie uma nova edificação através do menu Arquivo – Novo – Nova edificação;
- No Passo 4 de 5 crie os pavimentos, no exemplo exibido acima teremos dois pavimentos;
- Finalize a criação da edificação.
2 - Lançando a área de exposição no pavimento do telhado inclinado
A área de exposição é um elemento importantíssimo que será utilizado para determinar valores para o detalhamento do projeto, calcular a área de exposição equivalente, delimitar a região a ser protegida pelo projeto de SPDA e será utilizada como referência para executar o dimensionamento.
Nos projetos com telhado inclinado temos algumas particularidades que devem ser observadas.
2.1 - Área de exposição para a realização da Avaliação de risco
Como a altura total do projeto, utilizada na realização da Avaliação de risco, é obtida pela soma do nível do último pavimento e da altura da área de exposição lançada neste, a área de exposição lançada no pavimento deverá possuir a altura máxima deste pavimento. No nosso exemplo 150 cm.
2.2 - Área de exposição para o dimensionamento do projeto
Após realizarmos o lançamento dos elementos (captores, malhas, anéis de cintamento, descidas, etc.) devemos Processar nosso projeto para verificar se a região delimitada pela área de exposição encontra-se protegida. Porém uma área de exposição somente será protegida por elementos que encontram-se na mesma altura ou mais altos que ela.
Como no início do projeto, para a realização da avaliação de risco, lançamos a área de exposição na altura máxima da inclinação, antes de processarmos nosso projeto, devemos alterar a altura da área de exposição para a altura mínima da inclinação, que no nosso exemplo será 0 cm.
3 - Lançando os pontos
Para realizar o lançamento deve-se verificar a posição real dos pontos e informá-la na guia Lançamento - grupo Rede, de forma a incluir cada elemento em sua altura real e criar a inclinação desejada.
3.1 - Lançando malhas
Para realizar o lançamento automático de uma malha é necessário escolher uma única altura para realizar o lançamento.
3.2 - Lançando captores e conexões
Para realizar o lançamento destes elementos deve-se verificar a posição real dos pontos e informá-la na guia Lançamento - grupo Rede.