Filosofias de lançamento

Como realizar o lançamento de um projeto de SPDA com telhados inclinados

É comum ser necessário realizar o projeto de SPDA de uma edificação com telhado inclinado.

Para realizar o lançamento de um projeto como este no QiSPDA, recomendamos que o projetista crie uma edificação com um pavimento que englobe todo o telhado. Esse procedimento é necessário pois ao realizar o lançamento dos elementos neste pavimento será possível utilizar alturas diferentes a fim de criar a inclinação desejada.


1 - Criando a edificação

Para criar adequadamente uma edificação para realizar este tipo de projeto:

  • Crie uma nova edificação através do menu Arquivo – Novo – Nova edificação;
  • No Passo 4 de 5 crie os pavimentos, no exemplo exibido acima teremos dois pavimentos;
  • Finalize a criação da edificação.


2 - Lançando a área de exposição no pavimento do telhado inclinado

A área de exposição é um elemento importantíssimo que será utilizado para determinar valores para o detalhamento do projeto, calcular a área de exposição equivalente, delimitar a região a ser protegida pelo projeto de SPDA e será utilizada como referência para executar o dimensionamento.

Observação: Para lançar uma área de exposição recomendamos a leitura do artigo Como lançar a área de exposição.

Nos projetos com telhado inclinado temos algumas particularidades que devem ser observadas.


2.1 - Área de exposição para a realização da Avaliação de risco

Como a altura total do projeto, utilizada na realização da Avaliação de risco, é obtida pela soma do nível do último pavimento e da altura da área de exposição lançada neste, a área de exposição lançada no pavimento deverá possuir a altura máxima deste pavimento. No nosso exemplo 150 cm.



Observação: No nosso exemplo, também é necessário lançar uma área de exposição no pavimento Térreo com a altura 0 cm.

Após lançar a área de exposição em todos os pavimento deve-se realizar a Avaliação de risco.

2.2 - Área de exposição para o dimensionamento do projeto

Após realizarmos o lançamento dos elementos (captores, malhas, anéis de cintamento, descidas, etc.) devemos Processar nosso projeto para verificar se a região delimitada pela área de exposição encontra-se protegida. Porém uma área de exposição somente será protegida por elementos que encontram-se na mesma altura ou mais altos que ela.

Como no início do projeto, para a realização da avaliação de risco, lançamos a área de exposição na altura máxima da inclinação, antes de processarmos nosso projeto, devemos alterar a altura da área de exposição para a altura mínima da inclinação, que no nosso exemplo será 0 cm.

Observação: Para alterar a altura de uma área de exposição lançada recomendamos a leitura do artigo Como alterar a altura de uma área de exposição lançada?



3 - Lançando os pontos

Para realizar o lançamento deve-se verificar a posição real dos pontos e informá-la na guia Lançamento - grupo Rede, de forma a incluir cada elemento em sua altura real e criar a inclinação desejada.


3.1 - Lançando malhas

Para realizar o lançamento automático de uma malha é necessário escolher uma única altura para realizar o lançamento.



Observação: Para verificar como lançar uma malha automaticamente recomendamos a leitura do artigo Como lançar as malhas automaticamente?

Portanto, após realizar o lançamento das malhas será necessário selecionar determinadas conexões e alterar a altura de lançamento destes elementos, de forma a incluir cada elemento em sua altura real e criar a inclinação desejada.

Observação: Para alterar a altura que um elemento foi lançado recomendamos a leitura do artigo Alterando a elevação de uma peça já lançada.





Observação: As cordoalhas lançadas ligam diretamente as conexões de suas extremidades, portanto ao alterarmos a altura de uma conexão iremos automaticamente inclinar a cordoalha.

DICA:  Para verificar se a inclinação está sendo criada corretamente pode-se abrir a Visão 3D ou um detalhe isométrico.


3.2 - Lançando captores e conexões

Para realizar o lançamento destes elementos deve-se verificar a posição real dos pontos e informá-la na guia Lançamento - grupo Rede.



Após realizar o lançamento de todas as conexões desejadas no pavimento com telhado inclinado deve-se realizar o lançamento dos demais pavimentos e das descidas, de modo automático ou manual, ligando os pavimentos.

Observação: Para ligar pavimentos de forma manual recomendamos a leitura do artigo Como ligar pavimentos adjacentes? e para realizar o procedimento de forma automática recomendamos a leitura do artigo Como ligar vários pavimentos de uma única vez?



Realizando os procedimentos descritos neste artigo é possível realizar o lançamento de um projeto com telhado inclinado de uma forma que o programa realize a verificação da proteção do sistema de SPDA.