O graute é um dos materiais que compõem projetos em alvenaria estrutural, composto de agregados com pequena dimensão. É utilizado normalmente como preenchimento dos vazios dos blocos e, portanto, tem por finalidade aumentar a capacidade resistente da alvenaria e, quando necessário, solidarizar a armadura. Criamos esta série de artigos para auxiliá-lo a realizar o lançamento das inserções de graute em seu projeto de alvenaria estrutural:
- Como inserir graute no QiAlvenaria
- Como inserir pontos de graute no QiAlvenaria
- Como inserir trechos de graute no QiAlvenaria (este artigo)
- Como inserir trechos de graute no meio da parede no QiAlvenaria
Trechos de graute
O lançamento de um trecho grauteado em uma parede estrutural pode ser realizado em todo o trecho de parede ou a partir de uma extremidade, por meio dos procedimentos indicados a seguir.
Em todo o trecho da parede
Para lançar o graute em todo o trecho de uma parede, acesse o menu “Operações – grupo Blocos – Trecho de graute”. Clique, então, no trecho de parede e tecle Enter.
Novamente, ao acessar a elevação da parede, podemos observar agora o trecho de graute que foi inserido.
A partir de uma extremidade
A inserção de um trecho de graute a partir de um nó é realizada no QiAlvenaria também pelo comando menu “Operações – grupo Blocos – Trecho de graute”. O trecho será definido a partir da extremidade mais próxima do ponto selecionado até o comprimento definido. Para isso, clique sobre o trecho da parede, próximo à extremidade de referência (ponto de partida), e defina um comprimento para o trecho de graute.
No exemplo a seguir, deseja-se aplicar graute nos dois primeiros blocos da parede. Como os blocos possuem 39 cm de extensão, é informado um comprimento arredondado de 80 cm. Vale acrescentar que a extensão do trecho de graute também pode ser informada através de um clique com o mouse no ponto final do grauteamento.
Observe abaixo que a elevação da parede detalha o trecho em graute do exemplo acima.
Colaborador: Alexandre Deichmann
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.