Lajes

Largura do apoio em painéis de lajes muito deslocáveis

O item 9.2.4.2 estabelece comprimentos mínimos de armadura que são destinados a ancorá-las nas peças estruturais. Isto é importante pois garante que a barra não apresentará deslocamento relativo em relação ao concreto, de modo que poderá resistir aos esforços nela aplicados. Em muitos casos, devido à concepção adotada e a limitações do projeto arquitetônico, não é possível garantir esta largura de ancoragem. Neste caso, o programa irá emitir a mensagem Erro A11 - Largura do apoio insuficiente.

Largura do apoio em painéis lajes muito deslocáveis

Para ancorar uma armadura no apoio da laje, é importante que este apoio não apresente os esforços aos quais a barra está solicitada. No caso de barras positivas de lajes, por exemplo, é importante que a laje apresente momentos nulos (laje rotulada) ou negativos (laje engastada) na proximidade do apoio. Desta maneira, é possível realizar a ancoragem das barras.

Em alguns casos, todavia, é possível que o ponto de apoio da laje apresente momentos positivos. Isto ocorre sobretudo para lajes cujas vigas de apoio não são rígidas o suficiente para apoiar a laje. Quando isto acontece, a viga não funciona como um apoio efetivo para a laje, se deslocando junto com ela. Assim, não são gerados momentos negativos na adjacência da viga. Esta situação pode ser vista na imagem da grelha abaixo:

Perceba que, apesar de haver vigas no interior do pano de lajes, estas não restringem o deslocamento das lajes, de modo que os momentos das lajes na viga central serão positivos. Existem algumas possíveis soluções que podem ser adotadas na tentativa de minimizar os momentos positivos:

  • Melhorar o apoio da laje: ao fazer isto, os deslocamentos das vigas de apoio são reduzidos, de modo que passam a trabalhar como um apoio efetivo. Isto pode ser feito aumentando a seção das vigas, ou prevendo outros apoios, como novos pilares por exemplo. Na figura abaixo, podemos ver a mesma estrutura, porém com pilares adicionais apoiando a viga central. Perceba que, neste caso, a viga cria momentos negativos na laje, de modo que a ancoragem pode ser feita nesta região.
  • Realizar a ancoragem na laje adjacente: caso não haja a opção do aumento da seção dos apoios, seja ela por limitação arquitetônica ou por outra natureza, pode-se ainda habilitar a opção Permitir ancoragem na laje adjacente no menu Estrutura - Configurações – Projeto - Dimensionamento - Lajes. Habilitando este item, o programa irá detalhar a armadura positiva da laje passando pelo apoio e ancorando na laje adjacente, dependendo, entretanto, que os fundos das lajes adjacentes estejam na mesma elevação.

Em alguns casos, contudo, não é possível realizar a ancoragem na laje adjacente. Estes casos serão tratados no artigo Largura do apoio em lajes com desnível.