Pilares

Como uniformizar as barras ao longo da prumada

Em alguns casos, é possível que o lance superior de um pilar apresente uma bitola, ou número de barras, maior do que no lance abaixo.

Como uniformizar as barras ao longo da prumada

Em alguns casos pilares de seções superiores pode apresentar uma armadura mais robusta que as suas seções inferiores. Neste caso, para facilitar o processo construtivo, o projetista pode optar por uniformizar estas bitolas. Para fazer isto, basta acessar a janela Pilares em prumada, que está disponível na janela de projeto do seu AltoQi Eberick.

Na janela de dimensionamento dos pilares em prumada, existe a presença de uma nova aba, determinada Uniformização armadura. Essa guia contém uma planilha específica para melhor visualizar o processo de uniformização, sendo exibidas as armaduras antes da uniformização e depois dela.

Perceba que, ao acessar esta guia, três comandos distintos são habilitados:

Em um exemplo prático, temos para um pilar qualquer:

  • Uniformizar pela maior: neste caso, o programa identificou que a maior bitola da prumada é de 16mm, de modo que ela é adotada para toda a prumada.
  • Uniformizar abaixo: já neste caso, o programa identifica que a bitola da seção intermediária é menor do que a da seção superior, de modo que a maior é adotada para a seção intermediária. O programa ainda identifica que a seção inferior possui uma bitola maior do que a seção intermediária, de modo que a bitola da seção inferior é mantida.

Na sequência, uma avaliação criteriosa deve ser feita pelo projetista, no sentido de avaliar se os resultados do novo dimensionamento se adequam aos seus critérios, sejam eles de execução, orçamentação, etc. Caso julgue necessário retornar ao dimensionamento original, basta executar o comando Desfazer uniformização.