Recursos gráficos

Atualização do driver da placa de vídeo

A placa de vídeo possibilita o aprimoramento de diversas funções desempenhadas pela máquina, e consequentemente, em recursos pertinentes aos programas da AltoQi, como a geração de elementos tridimensionais.

Para que estas funções ocorram adequadamente, é necessário que o driver da placa de vídeo esteja atualizado, assim, será possível usufruir ao máximo da competência de seu hardware.

É comum a inclusão de programas na máquina que alertam sobre atualizações disponíveis para o driver, no entanto, quando estes programas não permanecem ativos, ou mesmo foram removidos, é preciso fazer a atualização manual, descrita na sequência.

Identificação da placa de vídeo

Como primeiro passo, é preciso confirmar qual a placa de vídeo instalada em sua máquina.

  • Acesse o Menu Iniciar e, no campo de Pesquisa, procure por Gerenciador de dispositivos. Ou ainda, utilize o atalho <Tecla do Windows> + <R>, e na janela Executar, digite o comando devmgmt.msc e clique na tecla <Enter>;
  • Na janela Gerenciador de Dispositivos, localize o item Adaptadores de vídeo;
  • Neste item estará listada a placa de vídeo instalada em sua máquina. A figura abaixo ilustra a apresentação da placa "Intel(R) HD Graphics" instalada.

Verificação da atualização do driver da placa

Em seguida, confira a atualização do driver da placa de vídeo, instalado em sua máquina.

  • Ainda na janela Gerenciador de Dispositivos, dê dois clique sobre a placa listada e em seguida, acesse a guia Driver. Perceba que é possível visualizar a data do driver instalado em sua máquina, aumentando as chances de ratificar a sua desatualização;

Para atualizar o driver da sua placa, verifique o modelo abaixo e a respectiva recomendação:
  • Placa AMD: Clique na opção Atualizar Driver... e em seguida, selecione a opção Pesquisar automaticamente software de driver atualizado;
  • Placa Intel Corporation: Clique na opção Atualizar Driver... e em seguida, selecione a opção Pesquisar automaticamente software de driver atualizado;
  • Placa NVIDIA Corporation: seguir orientações do artigo Atualizar placa de vídeo NVIDIA.

Se o sistema indicar que o driver está atualizado, é provável que este não identificou versões mais recentes do dispositivo. Neste caso, sugerimos que faça o download do utilitário de detecção automática de atualizações, de acordo com o fabricante da placa de vídeo.

Instalação do utilitário de detecção automática de atualizações

A seguir estão listados os artigos com procedimento para instalação do utilitário de detecção automática de atualizações em função do provedor do driver.

  • Placa de vídeo AMD: instalação do utilitário de detecção de atualizações;
  • Placa de vídeo Intel: instalação do utilitário de detecção de atualizações;
  • Placa de vídeo NVIDIA: instalação do utilitário de detecção de atualizações.

Finalizado o respectivo procedimento, reinicie a sua máquina para atualizar as alterações.

Requisitos gráficos mínimos

A seguir estão listados os recursos gráficos mínimos necessários à placa de vídeo de sua máquina para adequada utilização dos programas da AltoQi:

  • Placa de video com no mínimo 1GB de memória dedicada, ou superior;
  • Placa de vídeo com suporte OpenGL 3.0, ou superior;

OpenGL

O OpenGL ativa a aceleração de hardware para gráficos 3D, otimizando o desempenho para visualização tridimensional da estrutura dos programas AltoQi, portanto, é necessário que sua placa de vídeo ofereça este suporte.

Este utilitátio é instalado junto ao driver da placa de vídeo, em que cada fabricante produz seu próprio driver. Para identificar se sua placa de vídeo possui suporte OpenGL e verificar a versão instalada, recomendamos a instalação do software livre OpenGL Extensions Viewer, disponível no link: http://www.realtech-vr.com/glview/download.php.

Após a instalação, execute o programa e verifique o campo OpenGL, conforme apresentado abaixo.

Com estes procedimentos, assegura-se a atualização do driver da placa de vídeo de sua máquina, de modo que seja possível usufruir do desempenho adequados dos programas da AltoQi.