Ao montar um modelo estrutural da estrutura, é preciso representar o apoio da fundação. O apoio da fundação não é realizado diretamente nas vigas de baldrame, mas se liga a elas com uma barra, que representa o pilar de arranque da fundação. A altura da barra de uma fundação é um parâmetro de grande importância, pois é utilizada na análise dos esforços e deslocamentos obtidos na estrutura.
No desenho esquemático acima, perceba que os apoios (em laranja) encontram-se rebaixados em relação ao nível Baldrame. Esta diferença é equivalente à altura da barra. Como é possível perceber, este valor depende da profundidade da fundação, de modo que, quando mais profunda a fundação, maior será o valor atribuído à altura da barra. O Eberick permite que este valor seja definido na janela de lançamento das fundações, de maneira automática, ou manual:
- Automático: o programa define automaticamente o valor da altura da barra de acordo com a profundidade e geometria da fundação.
- Fixo: o usuário pode arbitrar o valor. O valor definido pelo usuário deve ser maior ou igual à profundidade da fundação.
Ao selecionar Auto, o programa irá definir a altura da barra automaticamente, sendo que seu cálculo depende de qual o tipo de fundação ao qual está associada.
Sapatas
No caso das sapatas, a altura da barra será equivalente à profundidade da fundação. No caso das sapatas, df.
Blocos
A altura da barra de um bloco (bloco sobre estacas ou bloco sobre tubulões) é definida como a distância entre o nível do pavimento de baldrame e o topo da fundação somada ao menor valor entre 0.3h (0.3 vezes a maior dimensão do pilar) e a altura útil mínima configurada para o bloco (definida em Estrutura - Configurações - Projeto – Dimensionamento – Blocos).
Colaborador: André Egon Kirsten
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.