Pavimentos e níveis intermediários
  1. AltoQi Suporte
  2. AltoQi Eberick
  3. Pavimentos e níveis intermediários

Como inserir um nível intermediário

Em alguns casos, é necessário que elementos estruturais estejam posicionados em uma altura intermediária a algum pavimento da estrutura, como é o caso das escadas com dois lances, em que um elemento de patamar está situado em um nível intermediário entre dois pavimentos.

Para realizar o lançamento destes elementos no Eberick, é necessário que seja lançado um pavimento intermediário, para que neste pavimento sejam inseridos os elementos em altura intermediária. Para lançar o nível intermediário, deve-se clicar com o botão direito sobre o pavimento superior ao nível intermediário, e selecionar "Inserir nível intermediário".


Ao realizar isso, será aberta a janela de lançamento do nível intermediário:


A altura definida deve ser a altura entre o pavimento inferior e o nível intermediário desejado, conforme o corte abaixo:


Na opção "Copiar", pode-se escolher quais elementos devem ser copiados do pavimento principal superior para o pavimento intermediário. Para que a continuidade dos pilares seja preservada, é sempre necessário copiar os pilares que passam pelo nível intermediário. Para o caso de pilares que estão nascendo no pavimento superior, e portanto não devem ser copiados para o intermediário, o programa irá apresentar um aviso após confirmar esta janela, pedindo se o usuário quer que sejam copiados também estes pilares.

Após lançado o nível intermediário, ele será identificado na janela de projeto através da indicação da altura do nível:


Pode-se então acessar o croqui deste pavimento para realizar o lançamento dos elementos em nível intermediário.

Observação: Atenção: o uso de níveis intermediários é indicado para o lançamento de escadas. Não deve ser criado nível intermediário para o lançamento de fundações do projeto, como casos de estruturas com fundações em desnível. Elementos de fundação devem ser sempre lançados em um pavimento principal da estrutura (croqui principal).