Pilares

Lançamento de pilares com detalhamento contínuo no lance

No AltoQi Eberick, é comum ocorrer situações nas quais o pilar está passando por um pavimento da estrutura sem conectar-se com nenhum outro elemento do pavimento, como é o caso de pilares com pé-direito duplo.

No exemplo abaixo, o projeto da residência apresenta uma sala de estar com pé-direito duplo, como é possível visualizar na imagem abaixo:

Neste projeto, o pilar P13 irá passar pelo pavimento "Segundo pavto" sem que nenhum outro elemento estrutural esteja ligado a ele neste pavimento. Desta forma, ele apresenta um lance único, contínuo, entre o pavimento "Térreo" e o pavimento "Cobertura", conforme abaixo:

É importante para este lançamento que o pilar esteja lançado em todos os pavimentos, mesmo que seja um lance contínuo, para que a continuidade do pilar seja compreendida corretamente. Adicionalmente, ao realizar este lançamento, é importante verificar as condições de flambagem do pilar, uma vez que o comprimento de flambagem deste será aumentado significativamente.

Removendo as esperas no pavimento

Ao realizar o detalhamento do pilar P13 deste caso, será detalhada uma espera no nível do pavimento Segundo pavimento:

Neste caso, no entanto, é possível realizar a concretagem do pilar de uma vez só, em que a armadura do pilar é contínua neste lance. Para informar o programa que a armadura seja contínua através deste pavimento, basta:

  • Acessar o croqui do pavimento através do qual o pilar tem armadura contínua, neste exemplo o pavimento Segundo pavimento
  • Realizar um duplo-clique sobre a seção do pilar
  • Marcar a opção Detalhamento contínuo no lance
  • Reprocesse sua estrutura. Para que o programa unifique os lances e atualize as informações de dimensionamento, será necessário reprocessar a estrutura após habilitar o item Detalhamento contínuo no lance.

Com esta opção habilitada, o detalhamento do pilar não será mais interrompido neste pavimento, apresentando barras contínuas, para uma única etapa de concretagem.