O conjunto de condutores de descidas na rede SPDA, tem por objetivo conduzir as descargas atmosféricas até os elementos dissipadores do sistema e desses para o solo. Todas as descidas devem ser interligadas por cordoalhas horizontais formando anéis (constituídos pelo lançamento de cordoalhas em um contorno fechado).
Quando o comando Processar, guia Operações – grupo Dimensionamento, é executado o programa realiza a verificação das descidas e anéis de contorno lançados e caso algum dos itens não sejam atendidos, nos retorna a mensagem Verificação lateral não atendida.
- A área de exposição é considerada protegida lateralmente quando existem anéis de contorno protegendo o perímetro da área de exposição atendendo o máximo espaçamento recomendado pela norma e quando os espaçamentos máximos entre descidas também atende o máximo espaçamento recomendado pela norma.
- A área de exposição é considerada desprotegida lateralmente quando não são atendidas simultaneamente as condições para as alturas dos anéis e espaçamentos de descidas, com um mínimo de duas descidas para cada área de exposição nos pavimentos.
Conforme explicado acima, as laterais de uma edificação podem não estar protegidas, abaixo listamos os principais motivos para que o programa nos informe esta mensagem.
1 - Espaçamento entre as descidas
NBR 5419/2005
De acordo com a norma NBR5419/2005, o espaçamento médio entre as descidas que ligam os anéis de contorno é listado na Tabela 2 - Espaçamento médio dos condutores de descida não naturais conforme o nível de proteção.
De acordo com a norma NBR5419/2015, o espaçamento médio entre as descidas que ligam os anéis de contorno é listado na Tabela 4 – Valores típicos de distância entre os condutores de descida e entre os anéis condutores de acordo com a classe de SPDA.
Verificação
Neste caso é necessário verificar o espaçamento entre as descidas lançadas, para isso utilize o comando Medir, guia Desenhos – grupo Ferramentas, para verificar as distâncias.
Se o espaçamento estiver maior que o recomendado pela norma será necessário lançar mais descidas ou alterar a disposição das lançadas.
2 - Espaçamento entre anéis de contorno
NBR 5419/2005
De acordo com a norma NBR5419/2005 os anéis de contorno devem respeitar um posicionamento vertical máximo com relação ao solo e entre os demais anéis que compõem o sistema.
Para atender as prescrições da NBR 5419:2005, o programa realiza a seguinte análise:
- O primeiro anel (anel de aterramento) deve estar localizado no máximo a 4m de altura do nível zero (solo), podendo estar abaixo desse;
- Os próximos anéis devem estar espaçados de no máximo 20m de altura.
De acordo com a norma NBR5419/2015 todos os anéis de contorno devem estar espaçados entre si a uma distância em função do nível de proteção, conforme definido na Tabela 4 – Valores típicos de distância entre os condutores de descida e entre os anéis condutores de acordo com a classe de SPDA, não havendo uma condição diferenciada para o primeiro anel, ou “anel de aterramento”.
Verificação
O programa verifica o espaçamento entre os anéis analisando a altura global de cada anel de contorno lançado.
Se o espaçamento entre os anéis for maior que o recomendado pela norma será necessário lançar mais anéis de contorno ou alterar a altura de lançamento dos anéis existentes.
3 - Descidas válidas
O programa somente contabiliza no dimensionamento as descidas válidas lançadas no projeto.
São consideradas descidas válidas em um pavimento, aquelas que atendam as seguintes condições:
- Afastamento de no máximo 100 centímetros do contorno da área de exposição;
- Conexões contendo condutos ligados ao pavimento inferior;
- Conexões contendo condutos ligados ao pavimento superior, apenas se este for o mais inferior do projeto contendo um elemento área de exposição, sendo considerado o mesmo número de descidas que o pavimento imediatamente acima.
Se o espaçamento entre a descida e a área de exposição estiver maior que 100 cm será necessário mover sua descida para mais próximo da área de exposição (do ponto inicial ao ponto final) ou relançar a área de exposição para adequá-la as descidas lançadas.
4 - Continuidade das descidas
Neste caso é necessário verificar a continuidade das descidas, principalmente se elas foram lançadas manualmente, desde o ponto inicial ao final.
Uma forma de realizar esta verificação é através do comando Visão 3D Geral, guia Lançamento – grupo 3D.
Caso as descidas não estejam contínuas, é necessário lançar as descidas faltantes.
5 - Distância entre a malha de aterramento e a área de exposição
Outra verificação realizada pelo programa é a continuidade das descidas até a malha de aterramento.
A continuidade com a malha de aterramento somente será aceita pelo programa se ela estiver lançada a até 100 cm da área de exposição. Neste caso é necessário verificar o espaçamento entre a malha de aterramento lançada e a área de exposição, para isso utilize o comando Medir, guia Desenhos – grupo Ferramentas, e verifique as distâncias. A seguir temos um exemplo onde a distância (coordenada X e/ou Y) entre a malha de aterramento e a área de exposição é maior que 100 cm.
Se o espaçamento entre a malha de aterramento e a área de exposição estiver maior que 100 cm será necessário mover os elementos para mais próximo da área de exposição ou relançar a área de exposição para adequá-la a malha.
6 - Pavimento sem anel de contorno
Ao realizar a verificação lateral de um pavimento o programa verifica se existe um anel de contorno lançado naquele pavimento. Se não existir, ele procura pelo anel de contorno acima mais próximo, ou seja, o próximo pavimento que possui um anel de contorno.
Localizado este anel o programa verifica se a área de exposição do pavimento que está sendo analisado está localizada a mais de 100 cm do anel existente acima.