Pavimentos e níveis intermediários
  1. AltoQi Suporte
  2. AltoQi Eberick
  3. Pavimentos e níveis intermediários

Como lançar estruturas com desníveis?

Em terrenos inclinados, irregulares ou em função de alguma imposição arquitetônica, pode ser necessário projetar estruturas com desníveis no programa. Ao decorrer deste artigo será exemplificado como criar a estruturação de pavimento de um projeto, tendo como base um corte transversal da edificação.

Lançando uma estrutura em desnível

O corte transversal utilizado neste exemplo corresponde a dois sobrados geminados. Em razão do declive no terreno, será necessário lançar a estrutura de pavimento em desnível, conforme destacado no corte abaixo.


O nível do pavimento mais inferior da edificação é utilizado como base para cálculo dos níveis superiores. Portanto, na definição dos pavimentos de um projeto, primeiramente é necessário determinar o nível do pavimento inferior. Neste passo também deve ser definido o nível de solo da edificação.

Observação: O nível de solo no Eberick é utilizado apenas para cálculo dos esforços e vento no pórtico, determinando automaticamente a altura total da edificação acima do solo. Em terrenos em declive, convém adotar o nível de solo na pior situação, com seu menor valor.

Tomando como base o corte transversal da estrutura, verifique que o nível inferior da edificação está na cota +0,20, enquanto solo está no nível +0,00. Neste caso, a definição destes níveis na criação do projeto deve estar de acordo com a imagem abaixo.


Após definido o nível de referência do projeto, devemos seguir para a criação dos pavimentos da edificação. A criação dos pavimentos deve ser feita de forma sequencial, partindo do pavimento mais inferior e seguindo para os pavimentos imediatamente acima.

O programa irá calcular automaticamente o nível dos pavimentos superiores com base na altura informada pelo projetista. A altura de um pavimento corresponde ao desnível entre o topo da laje do pavimento criado até o imediatamente inferior.  


A altura do primeiro pavimento da edificação define a profundidade de assentamento das fundações, no caso de sapatas, ou o comprimento dos pilares de arranque, no caso de blocos sobre estacas ou tubulões. O usuário deve informar ao programa uma altura de pavimento que seja compatível com a profundidade das fundações.

Portanto, para corte transversal apresentado, a estrutura de pavimentos do projeto deve ser semelhante à apresentada na imagem abaixo.


Observações: Atenção: repare na imagem acima que os pavimentos que terão fundação foram criados como pavimentos principais Baldrame 1 e Baldrame 2. Elementos de fundação devem ser sempre inseridos em um pavimento principal do projeto. Não deve ser feito o lançamento de um elemento de fundação em nível intermediário (geralmente criado para o lançamento de escadas).

Detalhamento dos pilares

O Eberick sempre interrompe o detalhamento dos pilares no nível dos pavimentos, criando esperas para os lances superiores. Em edificações em desnível é desejável evitar que o detalhamento do pilar seja seccionado em trechos muito pequenos, fazendo com que o detalhamento seja contínuo ao longo da prumada. Para aplicar esta opção em seu projeto, ajustando o detalhamento dos pilares, siga os passos indicados no artigo Lançamento de pilares com detalhamento contínuo no lance.