A inserção de piscinas pode ser simulada com os recursos de reservatórios enterrados. Para lhe auxiliar no lançamento dessas estruturas, criamos essa série de artigos a fim de demonstrar como realizar o lançamento de variados modelos.
- Exemplo: Lançamento de piscinas - Piscina básica (presente artigo)
- Exemplo: Lançamento de piscinas - Prainha
- Exemplo: Lançamento de piscinas - Borda infinita
- Exemplo: Lançamento de piscinas -SPA e prainha
Piscina básica |
|
|
|
Lançamento de piscina básica
No presente artigo, será demonstrado o procedimento completo de como realizar o lançamento de uma piscina básica.
Para que você possa acompanhar o processo de lançamento dos reservatório, estará disponível em cada etapa um arquivo exemplo com o lançamento na fase atual do artigo.
Identificação dos níveis e criação dos pavimentos
Ao observarmos a arquitetura da piscina presente o arquivo Etapa 1 - Arquitetura, é possível identificar 2 níveis diferentes:
- Nível 0 cm : Bordo da piscina
- Nível -180 cm : Fundo
Assim, foram definidos dois pavimentos - "Bordo" e "Fundo" - com variação de altura de 180 cm entre eles, conforme demonstrado na imagem abaixo:
Inserção das paredes
- Definindo o reservatório
Para realizar o lançamento das paredes, iniciamos sempre pelo nível do topo. Nesse caso, pelo croqui "Bordo". Assim, acessamos croqui do pavimento "Bordo" e acessamos o comando "Lançamento - Paredes e Reservatórios - Parede de reservatório":
No campo "Reservatório", deve-se criar um reservatório específico para as paredes que serão lançadas. Vale reforçar que o nível da lâmina d'água e o detalhamento dos elementos é definido/agrupado pelo reservatório.
- Definindo o nível d'água
Ao clicar no item "+", é definido o nome do reservatório e a qual pavimento ele pertence. Sempre deve-se selecionar o pavimento de topo, ou seja, o pavimento Bordo no caso desse exemplo.
Na câmara d'água, é possível definir qual a elevação do nível d'água com relação ao nível do pavimento de topo.
Na imagem acima, o nível +10 cm tem apenas função didática de demonstrar como seria a elevação com valores positivos, uma vez que obter uma elevação de nível d'água acima do topo da parede se enquadraria em uma situação bem específica de projeto.
- Definindo nível do solo externo e cargas adicionas
Após definir o nível d'água do reservatório, deve-se definir as cargas de empuxo do solo, caso o reservatório seja enterrado. Assim, basta clicar em "Lançar" na linha referente ao empuxo, que a seguinte janela será exibida:
- Lançando as paredes no croqui
Após definir os níveis de água e solo, basta clicar em "Ok" para voltar para o croqui e iniciar a inserção das paredes com base na arquitetura das piscina. É possível que, após o lançamento, a orientação da parede - seta de indicação do sentido do esforço do empuxo - fique invertida. Nesse caso, é necessário acessar o comando Lançamento - Paredes e reservatórios - Inverter orientação (botão ), selecionar as paredes a serem invertidas e teclar "Enter" para confirmar.
Na imagem acima, a parede PAR1 foi invertida pois a seta não representava o orientação correta do esforço do empuxo do solo. É muito importante ter em mente para onde a seta deve apontar e, para isso, basta observar o exemplo da imagem abaixo.
- Copiando as paredes para outros pavimentos
Finalizadas a inserção de todas as paredes do reservatório, basta copiar as paredes para o pavimento "Fundo", onde assim esses elementos terão sua altura definida. Para isso, é necessário acessar o comando "Lançamento - Paredes e reservatórios - Copiar paredes para outros pavimentos", selecionar as paredes a serem copiadas e destiná-las ao pavimento "Fundo".
Após a copia das paredes para os demais pavimentos da edificação, o lançamento da piscina estará similar ao do arquivo Etapa 2 - Paredes.
Inserção da laje de fundo
Finalizada a cópia das paredes para o pavimento Fundo, resta apenas inserir a laje que apoiará o reservatório. Para isso, executa-se o comando Lançamento - Paredes e reservatórios - Laje de reservatório (botão ):
Na janela Laje do reservatório, é necessário marcar Laje apoiada no solo caso a piscina não apresente outros elementos de fundação, como sapatas ou blocos. Os valores dos coeficientes de recalque e deslocamento dependem do tipo do solo e devem ser obtidos de acordo com o estudo geotécnico do local, ficando por responsabilidade do projetista obter esses valores. Após definir as informações acima, é só realizar o lançamento da laje na região interna às paredes.
Após a inserção da laje, existe a opção de engastá-la nas paredes utilizando o comando "Modelo - Lajes - Engastar". Ao executar o comando, será necessário selecionar todas as paredes nas quais a laje será engastada, e após isso pressionar o botão Enter. Não é obrigatório realizar o engaste, ficando a cargo do projetista determinar a sua necessidade.
Com isto, o lançamento do reservatório está finalizado e deve estar similar ao do projeto Etapa 3 - Lançamento final, como demonstrado na imagem abaixo:
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.