Vigas

Como otimizar o detalhamento das armaduras positivas de vigas?

O programa dispõe de uma série de configurações que permitem que o usuário adeque os detalhamentos de vigas aos critérios do projetista. A depender das configurações adotadas em cada projeto, o detalhamento emitido pode demandar um maior número barras e cortes. Para fins construtivos, é válido que os detalhamentos sejam otimizados, reduzindo a demanda de mão de obra para montagem das peças estruturais.

Como otimizar as armaduras positivas de uma viga?

O vídeo abaixo exemplifica a utilização de todas as configurações disponibilizadas pelo AltoQi Eberick para otimização do detalhamento de vigas.

As configurações disponibilizadas pelo programa estão acessíveis através do menu Estrutura - Configurações - Projeto - Detalhamento - Vigas, clicando sobre o botão Otimização.

Esta janela se encontra dividida em três seções, que organizam as configurações de melhoria de acordo com seu campo de aplicação. Neste artigo iremos exemplificar as configurações disponibilizadas na seção Positivas.

Unir barras entre vãos

Para as armaduras positivas o programa permite unir automaticamente as barras entre vãos habilitando o item "Unir barras entre vãos"

Habilitando este item, as barras longitudinais positivas serão unidas entre vãos adjacentes, respeitando o comprimento máxima de cada barra configurado no menu "Configurações - Materiais e durabilidade".

As armaduras longitudinais positivas somente serão unificadas entre vãos adjacentes caso possuam bitolas iguais.