Reservatórios

Definição da proporção de reserva de água inferior/superior da edificação no projeto hidráulico

Quando o estabelecimento de edificação é contemplado por sistema de alimentação misto ou indireto, é admitida a instalação de elementos responsáveis pela reserva de água que, de acordo com a concepção adotada pelo projetista, estarão situados em localização inferior ou superior frente à edificação.
A plataforma AltoQi Builder dispõe de recursos específicos à definição da localização, porcentagem de reserva frente à edificação e porcentagem de reserva individual do reservatório de acordo com a sua localização.
Os parâmetros supracitados são essenciais à estimativa do volume de cada reservatório instalado na edificação e a sua consideração no programa está detalhada nos artigos técnicos abaixo.
  1. Definição da proporção de reserva de água inferior/superior da edificação no projeto hidráulico;
  2. Definição da localização inferior/superior do reservatório no projeto hidráulico;
  3. Definição da proporção de reserva frente à localização do reservatório no projeto hidráulico.

Definição da proporção de reserva de água inferior/superior na edificação

Ao iniciar um novo projeto hidráulico, é preciso definir qual a porcentagem da reserva de água necessária à edificação, obtida do produto entre o consumo diário e a quantidade de dias de reserva, será distribuída no reservatório inferior e superior lançados no projeto hidráulico a fim de que o programa dimensione o volume de cada reservatório adequadamente.
Portanto, execute os passos indicados logo abaixo.
  1. Com a edificação contemplada por projeto Hidráulico, acesse o comando Edificação situado na guia Elementos - grupo Acessar;
  1. Na janela Edificação que será apresentada à direita da tela, selecione o comando Editar propriedades, destacado a seguir e detalhado no artigo técnico Como acessar as propriedades da edificação?;
  1. Na sequência, acesse a aba Projetos e junto ao grupo Projeto hidráulico localize o subgrupo Alimentação;
  2. Defina a porcentagem do volume que será atribuída à reserva de água da edificação situada em posição superior e em posição inferior nos campos % do volume no reservatório superior e % do volume no reservatório inferior. Neste exemplo, para uma edificação de consumo diário igual a 20 m³/dia, foi proposto 40% e 60%, respectivamente;
Observação: Independente da quantidade de reservatórios inferiores ou superiores estabelecidos em seu projeto, o total a ser reservado em cada localização dependerá desta proporção de volume definida nas propriedades da edificação.
  1. Se considerado aproveitamento de água da chuva, estabeleça a porcentagem do volume de reuso na posição superior, como detalhado no artigo Lançando um reservatório de água da chuva;
  2. Para finalizar este procedimento, clique em OK.
 
Com este procedimento, será estabelecida a distribuição da reserva total de água nas posições inferior e superior da edificação, a ser comportada pelos reservatórios que serão lançados em seu projeto hidráulico nas respectivas posições.
Para dar continuidade à consideração da capacidade de cada reservatório que será lançado no projeto, em função de sua localização e capacidade, dê sequência ao próximo artigo da série.