Central de gás

Dimensionamento da central de gás GLP e seus recipientes

Também conhecida como central de armazenamento, a central de gás se configura como o local em que ficam armazenados os cilindros constantes de gás a ser utilizado na alimentação das peças da edificação.

Observação: Vale indicar que a Central de G.L.P. só pode ser dimensionada quando a rede definida para dimensionamento é de fato a G.L.P. Com a rede de Gás Natural o abastecimento do mesmo não se desenvolve junto à edificação, logo o dimensionamento da central de gás não é possível.

Para confirmar tal configuração junto à plataforma do Builder Gás, verificar qual das redes está habilitada:

  • Junto à guia Elementos, grupo Acessar, selecionar o comando Edificação ;
  • Acessar o comando Editar propriedades , destacado na imagem abaixo junto ao cabeçalho da janela de edificação recém aberta;

  • Conferir se a rede de gás habilitada é a de GLP;

Os cálculos considerados no dimensionamento da Central de G.L.P. estão associados à vazão estabelecida no trecho inicial da rede, correspondente ao somatório das vazões requeridas para o funcionamento de cada peça lançada no modelo a ser abastecida.

O número de recipientes a ser aplicado na central é dependente, além da vazão, da densidade do gás e da capacidade de vaporização do mesmo, que varia em função da temperatura média mínima definida para o ambiente e o tipo de recipiente.

Onde:

  • Q = Vazão do gás [m³/h];
  • d = Densidade dos gás [kg/m³];
  • CV = Capacidade de vaporização [Kg de GLP/h].

A quantidade de recipientes obtida através da fórmula acima representa uma condição de recipientes estacionários com apenas uma bateria de recipientes.

Observação:  Na consideração prática de recipientes móveis existindo a recarga de gás através da troca destes, o valor do número de recipientes determinado pela fórmula deve ser dobrado, equivalendo então a duas baterias de recipientes. Na maioria das vezes, o resultado da fórmula acima apresentada é fracionário, a determinação do número de recipientes pode se dar arredondando o valor obtido para um número inteiro imediatamente superior.

Para estabelecer uma condição móvel ou estacionária aos recipientes, acompanhar os procedimentos abaixo apresentados.

  • Acessar o comando Editar propriedades  acima referenciado junto à janela de Edificação;
  • Com o ícone Projetos selecionado, clique no botão  ao final da linha Recipientes.

  • Neste momento, é apresentada uma tabela com a listagem de botijões e cilindros de gás a serem escolhidos para utilização no projeto. 

Registrando que a coluna Recipiente está associada ao nome que identifica o botijão a ser dimensionado, a habilitação da coluna Estacionário indica a não necessidade de recarga do gás através da troca de botijões, com apenas uma bateria de recipientes sendo suficiente, conforme discutido acima. 

Admitindo a escolha do tipo e do modelo de recipiente a ser utilizado dependente da própria concepção de projeto do usuário, existe a possibilidade de criação, com o botão , ou exclusão, com o botão  na janela Lista de Recipientes.

Para estudo do dimensionamento da central de gás lançada no projeto, deve-se acessar o Gerenciador da plataforma do Builder Gás, conforme se indica em outro artigo técnico Como gerar o relatório de dimensionamento da central de gás GLP?.

Pode-se interpretar que o estabelecimento de nenhum valor junto à coluna 2 Baterias ficou configurado àqueles recipientes definidos como estacionários a partir da janela acima referenciada. Por outro lado, para os recipientes caracterizados segundo uma condição de recarga do gás, a coluna 2 Baterias foi determinada conforme o valor dobrado de sua coluna antecedente.