Circuitos

Adicionando circuitos reserva no quadro de distribuição

 
Nos projetos de instalações elétricas é necessário que o projetista efetue uma  previsão de aumento de carga  devido as ampliações futuras na instalação. A Norma NBR 5410:2004 define que deverá ser prevista nos quadros de distribuição, uma capacidade de reserva (espaço), que permita as ampliações futuras da instalação elétrica interna, compatível com a quantidade e tipo de circuitos efetivamente previstos no projeto atual.
O módulo Elétrico permite ao projetista estabelecer nos quadros de distribuição circuitos especiais com essa finalidade.
 
Observação: O ponto crítico dessa definição é a previsão da carga extra de reserva, prevendo a expansão futura da instalação com a adição de novos circuitos.

Para adicionar um circuito reserva deve-se:

  • Acessar a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador;
  • Na janela Gerenciador, clicar com o botão direito no quadro desejado e selecionar Adiciona circuito reserva;
  • No diálogo Propriedades dos circuitos preencher as propriedades desejadas;
 Observação: Não é possível associar uma peça inserida no projeto a um circuito reserva. O circuito reserva possui uma propriedade a mais que o circuito normal definida como Potência, a esta propriedade se deve definir o valor desejado ao circuito, sendo que o valor em questão será aplicado no dimensionamento do circuito do quadro.
  • Clicar em OK.

O circuito reserva será adicionado.

Informações adicionais

  • O circuito reserva é inserido sempre com a descrição default "Reserva".
  • Não é possível adicionar circuitos em quadros com aplicação: Transformador; Quadro de medição  e Alimentador predial.
  • Os valores do FCA, FCT, Fator de potência e Rendimento sempre serão considerados como 1, sendo que o circuito é dimensionado somente após o processamento.
  • Os circuitos reservas serão todos aterrados.
  • Na janela Gerenciador o circuito reserva é representado pelo ícone .

Realizando este procedimento os circuitos reservas criados pelo usuário, e suas respectivas potências, serão considerados no dimensionamento do projeto, na verificação da quantidade de espaçamento disponível para disjuntores na peça do quadro de distribuição utilizada e nos detalhamentos finais do projeto.