Reservatórios

Lançamento de Reservatório e tubulações associadas

A saída das tubulações que alimentam as peças hidráulicas pode ser feita pela parede lateral do reservatório ou pelo fundo. A posição da tubulação de saída do reservatório irá depender das decisões técnicas do projetista, considerando também as possíveis normativas consultadas durante a realização do projeto. 
Nos projetos desenvolvidos no AltoQi Builder, a conexão da tubulação de saída no reservatório é de suma importância para a verificação de pressões posteriormente, uma vez que eles são considerados pontos iniciais da rede com propriedade de Altura d'água e definem as pressões iniciais em cada saída.
Para garantir a efetiva conexão das tubulações nos pontos indicados pelos fabricantes dos modelos utilizados, os reservatórios receberam pontos de ligações 3Ds, onde o projetista poderá, através dos pontos de captura, selecionar com precisão o ponto de chegada ou de partida da tubulação.

Observação: Os reservatórios de concreto que possuem dimensões variáveis e os reservatórios cilíndricos das versões anteriores a versão 2024 da plataforma AltoQi Builder ainda são considerados elementos volumétricos, ou seja, a ligação de tubulações pode ser feita a partir de qualquer ponto sobre sua superfície do reservatório, na parede lateral ou fundo. Basta que a tubulação esteja em contato com a superfície do volume para a conexão ser efetivada.

A ligação de condutos nos reservatórios pode ser feita conforme os procedimentos a seguir.

Lançamento do Reservatório

Observação: Siga estes procedimentos caso ainda não tenha lançado o reservatório no croqui.
  1. Para lançar o reservatório no croqui, acesse o seu croqui Hidráulico;
  2. Acesse a guia Lançamento;
  3. No grupo Rede, defina a Rede em que deseja lançar o Reservatório;
  4. Em Altura, defina a altura que a base do reservatório será posicionada em relação ao nível do pavimento;
  5. No grupo Pontos, escolha o tipo de reservatório para lançar, Cilíndrico, Retangular ou de Concreto;
  1. Clique sobre um ponto desejado do croqui para posicionar o centro do reservatório, no caso dos reservatórios cilíndricos ou retangulares; 
  2. Caso lance um reservatório de concreto, serão solicitados dois pontos para formar um retângulo nas dimensões desejadas;
  3. Para finalizar, posicione o texto de indicação do reservatório com um ponto diretor.
Observação: Os reservatórios cilíndricos possuem pontos de ligação 3D e a conexão com a tubulação é realizada através de pontos de capturas específicos, proporcionando mais agilidade no lançamento dos condutos ligados aos reservatórios cilíndricos. Os "Pontos de ligação 3D" indicam exatamente onde deve ser realizado o clique para fazer a ligação do conduto com estes elementos, eliminando a necessidade de verificação da posição e altura do conduto lançado. Os pontos de ligação 3D são adicionados conforme as posições definidas pelos fabricantes, mas também podem ser personalizadas pelo usuário.

 


Já os reservatórios de concreto e retangulares são elementos volumétricos, ou seja, a tubulação é conectada com qualquer ponto da superfície do volume lançado;


Lançamento dos condutos na parede lateral do reservatório (Reservatórios Cilíndricos)

  1. No grupo Conduto, selecione o material do conduto e diâmetro no comando Conduto ;
  2. Para realizar o lançamento partindo do reservatório, clique sobre um dos pontos de ligação 3D exibido no entorno do reservatório;
  3. Ao clicar sobre o ponto de ligação 3D a seguinte mensagem pode ser apresentada: "O ponto informado encontra-se em uma ordenada diferente da atual. Deseja mudar a ordenada atual para x?";
  4. Clique em Sim para que a captura seja realizada exatamente no ponto selecionado.

Observação: Os reservatórios cilindricos cadastrados pela AltoQi não possuem pontos de ligação 3D no fundo do reservatório. Contudo, o cadastro pode ser personalizado para adição de pontos de ligação no fundo ou em qualquer outro ponto das simbologias já existentes. Para personalização dos pontos de ligação 3D em simbologias, confira o artigo  Como informar ligações volumétricas em um símbolo 3D e em uma peça?. 

Observação: Para adicionar adaptadores entre o reservatório e o início da tubulação, confira o artigo:  Lançando adaptadores no projeto hidráulico.



Lançamento dos condutos na parede lateral do reservatório (Reservatórios de Concreto e Retangulares)

  1. Na guia Lançamento e grupo Rede, defina a Altura, em relação ao nível do pavimento, na qual a tubulação será conectada na parede do reservatório.
O valor da altura deve estar entre o nível da base do reservatório (Z) e o nível da tampa do reservatório (Z + altura do reservatório). Ambos os valores podem ser conferidos nas propriedades do reservatório, como mostra a imagem abaixo:
 
  1. No grupo Conduto, selecione o material do conduto e diâmetro no comando Conduto ;
  2. Para realizar o lançamento partindo do reservatório, primeiro clique sobre um ponto dentro do reservatório; 
Observação: Se desejado, também é possível dar o primeiro clique diretamente sobre a parede do reservatório utilizando as ferramentas de captura, como o Ponto Próximo  . Para mais informações, consulte o artigo Utilizando as ferramentas de captura .
  1. Dê um segundo clique sobre um ponto desejado fora do reservatório.
Observação: Caso as tubulações de alimentação dos ambientes hidráulicos já estejam lançadas à espera da ligação do reservatório, é possível clicar neste ponto da tubulação. Também é possível realizar o lançamento, clicando primeiro em um ponto fora do reservatório e em seguida, em um ponto dentro ou na parede do reservatório.
  1. Tecle Enter para confirmar o lançamento.
Note que a representação do segmento de tubo irá iniciar a partir da parede do reservatório.
Podem ser lançados quantos tubos de saída do reservatório forem necessários, inclusive, saídas com alturas distintas na lateral. 

Observação: Caso esteja desenvolvendo o projeto com saídas laterais em alturas distintas em uma versão 2021 ou anterior ou atualização 2022-09 ou anterior do AltoQi Builder, vide consideração na seção Definindo a Pressão Inicial e peças presentes no reservatório, ao final deste artigo.
 
Verifique se o sentido de fluxo do conduto recém lançado está apontando para fora do reservatório. Caso não esteja, é possível corrigir o sentido de fluxo conforme já apresentado no artigo Como inverter o sentido de fluxo dos tubos do projeto hidrossanitário, de gás e incêndio?.

Lançamento dos condutos pelo fundo do reservatório (Reservatórios de Concreto e Retangulares)

O lançamento da saída de tubos pelo fundo de reservatório pode ser feito dentro de detalhe isométrico para melhor visualização espacial.
  1. Insira um detalhe isométrico na região do reservatório conforme procedimentos do artigo Criando um detalhe isométrico;
  2. Acesse o detalhe isométrico dando dois cliques sobre a linha que define a área do detalhe;
  3. Na guia Lançamento, grupo Rede, selecione a Rede desejada;
  4. Em Plano, mantenha Plano XY;
  5. Em Ordenada, informe a mesma altura definida para a base do reservatório (Z) para o lançamento do início da rede;
  1. No grupo Conduto, selecione o material do conduto e diâmetro no comando Conduto ;
  2. Clique sobre um ponto na extremidade da base do reservatório de modo que o ponto do fundo do reservatório fique capturado;
  3. Altere o Plano de lançamento para XZ ou YZ (Atalho do teclado F11), de modo que seja possível realizar lançamentos verticais;
  4. Direcione o cursor do mouse para e digite o comprimento do tubo que deseja lançar ou clique em um ponto abaixo do reservatório;
  5. Tecle Enter para confirmar o lançamento do conduto.

Observação:  Nos casos onde a saída do fundo não se dê pelo centro do reservatório ou tenha mais de uma saída pelo fundo é possível utilizar a ferramenta de captura Ponto relativo  , capturando o centro do reservatório como Início da Referência, e inserindo a distância de deslocamento na barra de comando. Para os reservatórios retangulares, a mesma estratégia pode ser aplicada com o uso do Ponto relativo  , porém utilizando uma das extremidades como Início da Referência . Para mais informações sobre o uso do Ponto relativo, consulte Utilizando as ferramentas de captura .

Observação: Para maior precisão do ponto de captura, também podem ser previamente lançadas, linhas auxiliares no volume do reservatório.
   

Definindo a Pressão Inicial e peças presentes no reservatório

É conveniente configurar a altura d'água do reservatório e lançar peças para serem consideradas na verificação de pressões do projeto e também para o detalhamento da lista de materiais. 
  1. Para lançamento de extravasor e limpeza, confira o artigo Como lançar extravasor e limpeza no reservatório?;
  2. Para inserir adaptador e torneira boia, siga os procedimentos do artigo Lançando adaptadores no projeto hidráulico.

Observação: Em projetos desenvolvidos nas versões 2021 ou anteriores em atualizações 2022-09 ou anteriores do AltoQi Builder e que tenham mais de uma saída lateral e em alturas distintas em relação ao fundo do reservatório, é necessário inserir tomadas d'água no lugar dos adaptadores, através da guia Lançamento, grupo Pontos e comando Tomada d'água   e lançá-las nos condutos de saída próximo da parede do reservatório (não na extremidade), semelhante ao lançamento do adaptador, ilustrado na animação acima. Este lançamento é necessário, pois sendo o nível d'água único dentro do reservatório, a pressão na saída de cada tubulação com elevação distinta será diferente, assim é necessário também inserir a pressão inicial correspondente a coluna d'água atuante em cada tomada d'água. É válido ressaltar que se existir mais de uma saída lateral, porém todas na mesma elevação em relação ao nível do fundo do reservatório, não é necessário inserir tomadas d'água, sendo possível configurar a pressão inicial diretamente no reservatório. Além disso, o lançamento de tomadas d'águas contabiliza automaticamente os adaptadores de saída na lista de materiais, portanto não é necessário lançá-los caso a tomada d'água seja lançada.
  1. Para configuração da altura d'água no reservatório ou a pressão inicial em tomadas d'água, confira os procedimentos do artigo Como incluir pressão inicial na rede hidráulica;
  2. Para o lançamento de registros, acesse a guia Lançamento, grupo Pontos e selecione o comando Registro ;
  3. Clique sobre as posições dos condutos que deseja inserir registros, de forma semelhante aos adaptadores.
  
Com estes procedimentos, foi possível conhecer os procedimentos para lançamento de reservatórios e suas ligações com as tubulações no AltoQi Builder.