Fiação

Como definir o critério de numeração da legenda de fiação?

Em projetos elétricos e de cabeamento com muitos elementos é comum a fiação ficar sobreposta aos pontos devido a grande quantidade de circuitos ou por causa do tamanho reduzido do trecho do eletroduto, dificultando a leitura e interpretação do projeto. Desta maneira, com o intuito de tratar os espaços insuficientes da fiação quando há um conduto muito pequeno ou sobreposto a outros elementos é possível efetuar a geração de uma legenda de indicação da fiação.

Com isso em projetos de maior porte o projetista ao aplicar esse recurso, permitirá exibir uma legenda automática e sequenciada da fiação, reduzindo, em muito, o tempo gasto na edição desses desenhos e a sequenciamento dos mesmos, melhorando a apresentação e execução da fiação do projeto.

Após gerar a legenda de fiação no croqui é possível observar que será criada uma sequência numérica, indexando e organizando as indicações de fiação:


A numeração deles será realizada de acordo com o Critério de numeração definido para o projeto.

Os critérios disponibilizados pelo AltoQi Builder módulo Elétrico são:

  • Projeto: numeração contínua no projeto como um todo, iniciando em "1" no pavimento mais superior, numerando esse pavimento e depois continuando de cima para baixo;
  • Pavimento: numeração contínua em cada pavimento, iniciando em "1" em cada pavimento, numerando esse pavimento e depois começando novamente em "1" em cada pavimento;

Por exemplo, se o projetista quer que a numeração do segundo pavimento siga o final da sequência numérica do primeiro pavimento, deve-se escolher a opção Projeto. 

Caso o projetista deseja que cada pavimento inicie uma nova sequência a partir no número "1", deve-se selecionar a opção Pavimento.

Além disso é possível alterar a sequencia numérica (1, 2, 3...) para sequencia alfabética (a, b, c...):


Definindo o critério de numeração da legenda de fiação

Após iniciado o projeto, é possível alterar as configurações portanto:

  • Acesse o menu Arquivo - Configurações;
  • No diálogo Configurações selecione a aba Fiação;
  • Selecione Preferências - Fiação;
  • Em Legenda de fiação, selecione o critério e estilo de numeração desejados:

  • Clique em OK.
Observação: Após isso, para que as alterações sejam efetivadas, é necessário processar o projeto, passando novamente a fiação. Para isso, siga os passos do artigo Como processar o dimensionamento no módulo Elétrico do AltoQi Builder

Realizando estes procedimentos é possível definir qual o critério de numeração a ser utilizado na legenda de fiação.