Atendimento Setup e Suporte AltoQi
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Política de Ciclo de Vida das Soluções AltoQi

Na AltoQi, o compromisso com a inovação contínua e a satisfação dos nossos clientes nos orienta a aprimorar constantemente nossas ofertas de produtos e serviços. Para garantir que nossos softwares permaneçam seguros, eficientes e em conformidade com normas regulatórias, adotamos uma política de ciclo de vida que estabelece diretrizes claras para a disponibilidade de suporte técnico e atualizações de versões ao longo do tempo.

Essa política proporciona uma visão transparente de todo o ciclo de vida dos produtos da AltoQi, auxiliando nossos clientes no planejamento estratégico de atualizações e suporte de software. Com ela, você pode monitorar o tempo de suporte de sua versão e programar atualizações ou instalações de forma otimizada, garantindo a continuidade do suporte e o máximo desempenho das soluções AltoQi.

Essa Política é uma parte de, e deve ser lida em conjunto com, a Política de Suporte e SLA disponível aqui.

Algumas coisas que queremos que você saiba: 

  • A partir de 1º de março de 2025, a AltoQi deixará de oferecer novas versões e upgrades para licenças permanentes no mercado privado, mantendo apenas o suporte técnico, conforme o ciclo de vida do produto.
  • Para receber suporte para um produto, você deve ter adquirido, instalado e estar usando uma licença cuja fase de suporte esteja ativa ou limitada.
  • A AltoQi não garante a compatibilidade futura entre produtos, exceto quando mencionado de outra forma em nossa documentação.
  • A AltoQi não garante que todas as atualizações funcionarão em todos os dispositivos. A disponibilidade ou aplicabilidade de atualizações pode variar dependendo das condições, como, por exemplo, conectividade de rede ou recursos de hardware.
  • Após a fase de suporte descontinuado, a AltoQi poderá, a seu critério, realizar correções críticas necessárias para o funcionamento da licença adquirida, incluindo ajustes em componentes do computador ou outros componentes essenciais, desde que indispensáveis ao seu uso. Essas correções não garantirão novas funcionalidades ou melhorias e dependerão da tecnologia utilizada.

Modalidades de Licenciamento 

A AltoQi, durante muito tempo, forneceu dois tipos de licenciamento de seus softwares.  

Na tabela a seguir detalhamos de forma simples e objetiva nossos modelos de licenciamento e os direitos dos usuários atrelados a eles: 

LICENCIAMENTO 

DIREITOS DO USUÁRIO 

 

Licença Assinatura 

  • Acesso contínuo ao Software atual. 
  • Acesso a arquivos de instalação do produto, incluindo as atualizações mais recentes. 
  • Licenciamento do software com uma autorização válida em pelo menos um computador. 
  • Suporte técnico vigente* e contínuo. 

 

Licença Permanente 

  • Acesso à versão do Software adquirido. 
  • Acesso aos arquivos de instalação até a data de vigência de sua versão. 
  • Licenciamento do software com uma autorização válida em pelo menos um computador. 
  • Suporte técnico é oferecido até que a versão atinja o fim de seu ciclo de vida suportado. 

Nota 1: Os canais oficiais de atendimento estão disponíveis na Área do Cliente AltoQi e variam conforme a classificação do licenciamento, adimplemento contratual e plano contratados.

Nota: Com o término do desenvolvimento e comercialização de licenças permanentes (vitalícias) para o mercado privado em 01 de março de 2025, as licenças que foram adquiridas nesse modelo de licenciamento não terão mais acesso a novas atualizações, versões ou melhorias. Usuários com licenças permanentes ainda poderão usar suas versões atuais, mas o suporte técnico será gradualmente reduzido conforme cada versão atinge o final de seu ciclo de vida, de acordo com a fase definida nesta política. 

Detalhe do Ciclo de vida do Suporte ao Produto 

A tabela a seguir lista as diferentes fases do ciclo de vida do serviço do suporte aos produtos de acordo com a modalidade de licenciamento: 

FASE 

PERÍODO 

DESCRIÇÃO 

SUPORTE ATIVO 

O usuário possui um serviço de assinatura e seu acesso ao suporte estará ativo durante a vigência da assinatura. 

 Nesta fase, o usuário terá direito a: 

  • Correções de bugs, atualizações de segurança e melhorias nas funcionalidades. 
  • Atendimento com o time de setup, incluindo apoio em download, instalação e ativação das soluções. 
  • Dúvidas sobre proteções tecnológicas, como bloqueios de segurança e ativações. 
  • Suporte ao uso do produto, abrangendo orientação sobre a utilização de funcionalidades e o funcionamento de comandos.

Requisitos: O software deve estar instalado em sistemas operacionais e ambientes suportados e certificados. (conforme contrato). 

SUPORTE 
LIMITADO 

O usuário possui uma licença permanente e o suporte é limitado a até 3 anos após o lançamento da versão adquirida. 

 

Durante esta fase, o usuário terá acesso a:

  • Correções de bugs e atualizações de segurança, sem direito a novas funcionalidades ou melhorias. 
  • Setup ou apoio técnico para download, instalação ou ativação. 
  • Suporte ao uso do produto, abrangendo orientação sobre a utilização de funcionalidades e o funcionamento de comandos.

Requisitos: O software deve estar instalado em sistemas operacionais e ambientes suportados e certificados. 

SUPORTE 
DESCONTINUADO
 

O usuário possui licença permanente do software e o produto chegou ao fim de seu ciclo de suporte limitado. 

A partir do momento em que o suporte for descontinuado: 

  • Nenhuma atualização ou serviço de suporte será fornecido. 
  • O produto continuará funcionando de acordo com a versão adquirida, porém a AltoQi não terá mais compromisso em fornecer assistência técnica, orientações ou serviços de setup. 
  • O usuário não terá mais direito a acessar serviços de suporte técnico da empresa, incluindo suporte para download, instalação, ativação ou qualquer orientação relacionada ao uso do produto. 
  • O usuário deve ser autossuficiente no uso e manutenção da solução, visto que a fase de aprendizado técnico necessária para a utilização do produto já foi contemplada durante o ciclo de suporte ativo e limitado.

Requisitos: O usuário deve estar preparado para operar o software sem suporte adicional, utilizando a experiência, orientações nos materiais recebidos, página de self-service e o conhecimento adquiridos durante as fases anteriores. 

 

A AltoQi irá, a seu critério, priorizar a resolução de bugs e defeitos identificados no software com base no impacto aos usuários e vários outros critérios. 

Responsabilidades do Usuário 

Para garantir que o suporte técnico e os serviços de manutenção sejam oferecidos de forma contínua e eficiente, o Usuário da aplicação deve se atentar às seguintes responsabilidades: 

  • Manter o Ambiente Atualizado: O software deve ser executado em sistemas operacionais, ambientes de tempo de execução e bancos de dados certificados e suportados pelos fornecedores. Se um fornecedor descontinuar o suporte para um desses componentes, o suporte para as versões do produto AltoQi que utilizam esses componentes também será descontinuado.
  • Atualização do Produto: É responsabilidade do cliente garantir que está utilizando uma versão do software dentro da fase de Suporte Ativo ou Suporte Limitado para continuar recebendo atualizações e correções. Versões que atingem o status de Suporte Descontinuado não receberão mais suporte. 
    • Conhecimento Técnico: Clientes com versões permanentes do software, especialmente em fases de Suporte Limitado, devem ter a capacidade de realizar de forma independente a instalação, ativação e manutenção da solução, utilizando a documentação e instaladores fornecidos pela AltoQi no ato da compra. 
    • Manutenção do Hardware: Os nossos softwares devem ser executados em hardware que atenda aos requisitos mínimos recomendados pela AltoQi no ato da contratação. O desempenho e a compatibilidade dos sistemas podem ser comprometidos caso o hardware utilizado esteja desatualizado ou não atenda às especificações necessárias. A responsabilidade pela atualização e manutenção do hardware adequado para a execução do software é do cliente. 

    Fim do Suporte devido a Dependências Externas 

    Se o fornecedor de um sistema operacional, dispositivo de proteção, ambiente de tempo de execução ou banco de dados descontinuar o suporte para esses componentes, a AltoQi também descontinuará o suporte técnico para as versões do software que dependem deles, independentemente da fase de suporte em que o produto se encontra. Isso inclui: 

    • Sistemas operacionais (por exemplo, Windows, Linux). 
    • Ambientes de tempo de execução (por exemplo, .NET Framework, Java, Python). 
    • Sistemas de gerenciamento de banco de dados (por exemplo, SQL Server, MySQL).

    Migração para Versões Mais Recentes 

    A AltoQi incentiva seus clientes a manterem suas licenças dentro da fase de Suporte Ativo, para garantir o acesso contínuo aos serviços de suporte técnico e manutenção. A migração para novas versões do software pode envolver: 

    • Transferência para outra modalidade de Licenciamento;
    • Transferência para uma versão mais recente de Licenciamento, caso disponível; 
    • Atualização de sistemas operacionais e outros componentes tecnológicos necessários para a execução do software. 

     

    AltoQi – Política de Ciclo de Vida de Soluções – Versão 2025 da Política