Informações sobre versões, revisões e compatibilidade
  1. AltoQi Suporte
  2. Instalação e atualização dos programas
  3. Informações sobre versões, revisões e compatibilidade

Estou com problemas, o que posso verificar na minha máquina?

Por vezes, podemos enfrentar situações em que nossos programas não funcionam conforme o esperado, e nem sempre é fácil determinar a causa do problema. Visando auxiliá-lo na identificação dessa origem de erro, reunimos algumas verificações padrão que você pode realizar em seu computador.

Configurações Mínimas e Recomendadas

O primeiro passo quando nos deparamos com uma situação onde nossos programas não funcionam como deveriam, é buscarmos saber se a nossa máquina atende aos requisitos dispostos no artigo:  Configurações mínimas e recomendadas.
Em nosso computador, podemos utilizar o aplicativo "Sobre o computador" para sabermos as configurações principais do dispositivo. Para acessá-lo, basta seguir os passos abaixo. 
  1. Pressione a tecla "Windows" no teclado.
  2. Na barra de pesquisa, digite "Sobre" e clique em abrir.
  3. Ao fazer isso, o computador abrirá uma janela contendo as informações principais sobre o sistema.
Se algum dos itens não cumprir sequer os requisitos mínimos, é possível que isso seja a causa do mau funcionamento do seu programa. Nossos softwares demandam um certo nível de desempenho para funcionar corretamente.

Atualização do Driver da Placa de Vídeo

A placa de vídeo desempenha um papel crucial na melhoria de diversas funções executadas pela máquina, especialmente em recursos relevantes para os programas da AltoQi, como a geração de elementos tridimensionais.

Para garantir o funcionamento adequado dessas funções, é imperativo manter o driver da placa de vídeo atualizado. Somente assim será possível aproveitar ao máximo o potencial do seu hardware.

É comum que programas estejam instalados na máquina para alertar sobre atualizações disponíveis para o driver. No entanto, caso esses programas não estejam em execução ou tenham sido removidos, é necessário realizar a atualização manual, como será descrito a seguir.

O passo a passo para a atualização pode ser encontrado no artigo: Atualização do driver da placa de vídeo.

Verificar a Revisão dos Programas e Sistema Operacional

Cada versão dos nossos programas foi pensada e projetada para uma arquitetura específica de sistema operacional. Nós temos programas que foram projetados para funcionarem no Windows 7 e outros no Windows 10 e 11.

A utilização de uma versão do programa em um Sistema Operacional incompatível, pode resultar em instabilidades e mau funcionamento dos programas. Nós não podemos garantir o pleno funcionamento do seu software se ele estiver instalado em um ambiente não compatível. 

Para encontrar informações sobre quais versões são compatíveis com quais sistemas, consulte o artigo Quais os sistemas operacionais compatíveis com os softwares da AltoQi?

Erro: Não foi possível efetuar conexão com a Internet

O seu computador tem acesso à internet, mas está exibindo essa mensagem de erro ao tentar inserir ou conectar a licença do programa.

Observação: Antes de prosseguir com os passos abaixo, por favor, certifique-se de estar conectado à Internet. 

Aqui estão algumas soluções possíveis:
  1. Se você utiliza o programa com a proteção Cloud:

    • Sincronize a data e o horário do seu computador e tente novamente acessar os programas.
  2. Configure o firewall para permitir o acesso à internet para os programas AltoQi.

    • IP: 52.32.9.110

    • A porta utilizada pela proteção RMS para comunicação é a porta 5093. É recomendável liberar tanto os protocolos UDP quanto TCP, com regras de entrada e saída, no firewall.
      Assista à animação que ilustra o passo a passo para liberar a porta 5093.

    • Outras portas utilizadas estão descritas na imagem abaixo:

Configuração do Servidor Proxy

Nos programas AltoQi com Proteção por Software (RMS), as configurações são aplicadas em tempo de execução através da conexão com o servidor. Portanto, é crucial verificar se há conexão com a internet no momento da ativação das licenças.

Por motivos de segurança, algumas instituições utilizam um servidor proxy na rede de internet, o que pode interferir na conexão com os programas AltoQi.

Para garantir a correta conexão e ativação das licenças, é necessário configurar o proxy. Existem duas maneiras de fazer isso: após a tentativa de ativação da licença, o programa pode redirecioná-lo automaticamente para o aplicativo de configuração. Alternativamente, você pode acessá-lo manualmente no diretório C:\Arquivos de programa\AltoQi\Eberick ou Builder\RMS\ProxyConfig (o caminho pode variar conforme a pasta escolhida para a instalação do programa). No ambiente de configuração, insira as informações conforme descrito abaixo:

  1. Marque o campo, Habilitar conexão com proxy;
  2. Informe o Endereço de IP do servidor Proxy da sua rede;
  3. Informe a Porta;
  4. Marque o campo, Servidor proxy requer autenticação;
  5. Informe as credenciais de acesso à rede (usuário e senha);
  6. Em seguida clique em OK para finalizar.

Configuração do antivírus para os programas AltoQi

Alguns antivírus podem ser excessivamente sensíveis e acabar bloqueando programas que, na realidade, não representam ameaças. Isso pode resultar em conflitos com nossos softwares e licenças, prejudicando o funcionamento adequado.

Para solucionar esse problema, dispomos de artigos detalhados que orientam sobre como configurar os principais antivírus utilizados. Estas configurações específicas ajudarão a garantir a compatibilidade e o pleno funcionamento dos nossos programas com o seu sistema de segurança. Confira os artigos aqui: Antivírus.

Verificação de emuladores

Se o seu computador atende a todos os requisitos mínimos e as demais verificações estão corretas, pode ser que haja um programa não autorizado instalado em sua máquina, causando conflito com nossos softwares.

Programas não autorizados são aqueles que criam um "dispositivo de proteção virtual" (emulador) reconhecido pelo sistema operacional para desbloquear programas que possuem medidas de proteção, como os da AltoQi. O emulador mais comum encontrado é o "KMS" ou "KMSPico".

Para resolver esse problema, será necessário desinstalar esses emuladores completamente do registro do seu sistema operacional. Dessa forma, as proteções da AltoQi não entrarão em conflito com os dispositivos virtuais.

Se nenhum dos procedimentos para remover o emulador resolver o problema, a única solução pode ser formatar o seu disco rígido e realizar uma nova instalação do sistema operacional. Isso garantirá a remoção de qualquer entrada no registro ou programa não autorizado.

Observação: Recomendamos que, ao optar por essa opção, você consulte um técnico qualificado com os conhecimentos necessários para garantir o sucesso da operação. A AltoQi destaca que a decisão de realizar essa ação é de responsabilidade do cliente, e a empresa se isenta de qualquer responsabilidade pelos comandos executados por terceiros, assim como pelos resultados das alterações no sistema operacional.

Ressaltamos que, ao optar pela formatação, os programas não autorizados (que interferem na correta funcionalidade dos programas da AltoQi) não poderão ser reinstalados.

Como entro em contato com o Suporte Técnico? 

Em caso de mais dúvidas, não hesite em entrar em contato com a nossa equipe de Suporte Técnico de Instalação de Software. Esse contato pode ser feito via WhatsApp, ligação telefônica ou através de nosso e-mail (suporte@altoqi.com.br). Todas as formas de contato podem ser consultadas em Tenho uma dúvida, como entro em contato com o Suporte Técnico?

Estamos prontos para receber a sua solicitação e ajudá-lo(a) da melhor maneira possível.