Modelos IFC

Informações geométricas calculadas a partir do modelo 3D

Alguns softwares não possuem informações de quantitativos de maneira completa. Sendo muito importante a verificação das configurações do software utilizado na modelagem estrutural de modo que o IFC seja exportado fornecendo as informações de quantitativos e geometria dos elementos, como descrito no artigo Qualidade das informações do modelo IFCDe toda forma, o AltoQi Visus realiza a extração de quantitativos de modelos BIM com elementos não modelados, ou com deficiência nas informações. Geralmente a falta de informações é mais comum na arquitetura, mas também ocorre em outras disciplinas de engenharia como alguns modelos de origem estrutural.

Sendo assim, o AltoQi Visus conta com cálculos automáticos efetuados pelo software a partir da geometria 3D, independente da origem e de como as geometrias foram exportadas no arquivo IFC. Ou seja, ao importar  Modelo IFC, o AltoQi Visus também realiza suas próprias medições geométricas confiáveis, que podem ser utilizadas no projeto de orçamento. Portanto, caso seja necessário alguma informação adicional ou complementar, podemos encontrar estes dados na aba de Propriedades como mostra as figuras a seguir:



Além de extrair medidas básicas, como área de materiais, com o parâmetro  Área de projeção lateral , pode-se, por exemplo, ter a quantidade de rodapé com o  Comprimento da base lateral .
E com a utilização de fórmulas, podemos ter uma infinidade de outras medidas automaticamente, conforme demonstrado na seção de artigos Elementos não modelados. Por fim, na figura abaixo apresentamos, um exemplo de área de forma considerando apenas a parte mais baixa da sapata.

Com base nessas informações, para um maior conhecimento sobre esses dados geométricos calculados pelo software, indicamos a leitura do artigo Exibição das medidas e informações no modelo 3D.