Gestão de arquivos

Classificação dos arquivos - ISO 19650

A ISO 19650, norma que trata do gerenciamento das informações, requer para o CDE que cada arquivo possua como atributo a Classificação, em consonância com a ISO 12006-2. Sendo assim, o AltoQi Visus Collab apresenta os conceitos de trabalhos similares a recomendação da ISO 19650, e possui, além dos Status dos arquivos - ISO 19650, o atributo da classificação no sistema.  

Ressalta-se que este recurso é disponibilizado para os seguintes tipos de conta: grandes escritórios, corporativo e enterprise. Dessa forma, vamos apresentar como inserir essas classificações nos arquivos. 

Atribuindo uma Classificação de Arquivo

Existem algumas formas de inserir essas classificações nos arquivos, a primeira delas é inserir essas informações no momento de realizar o upload de um arquivo no AltoQi Visus Collab, na aba de Transferência de Arquivo, como demonstrado abaixo:



Outra maneira de inserir essas informações, desta vez, já existindo o arquivo no módulo  Meus Arquivos , é abrir a pasta do arquivo desejado, selecionar o mesmo, e clicar em  Renomear  (botão  ), onde irá abrir uma janela de configurações das propriedades que permite editar essas informações, de acordo com a figura a seguir:



Após atribuir as classificações necessárias no seu arquivo, ao abrir a janela de informações e visualização do mesmo, poderá notar que essas classificações serão apresentadas nas informações do arquivo.


Novas classificações

Neste ambiente já estão pré-cadastradas as classificações da informação da construção civil de acordo com as tabelas previstas na ABNT NBR 15965. No entanto, é possível editar essas classificações, assim como excluir, ou até mesmo adicionar novas classificações de acordo com a necessidade de cada usuário. Portanto:

  • Acesse a opção Gerenciar seu login AltoQi junto ao menu da sua conta.

  • Selecione Arquivo > Classificação;
  • Por fim, adicionareditar ou excluir as classificações: