Elementos não modelados

Criação de fórmulas para área de formas de vigas e pilares

Alguns softwares não possuem informações de quantitativos de maneira completa. Sendo muito importante a verificação das configurações do software utilizado na modelagem estrutural de modo que o IFC seja exportado fornecendo as informações de quantitativos e geometria dos elementos. De toda forma, no AltoQi Visus podemos recorrer ao recurso de criação de propriedades através de fórmulas, ou de maneira manual, para criar essas informações e assim, gerar quantitativos para esses elementos. Para demonstrar de modo mais explicito, abaixo apresentamos um exemplo. 


Propriedades do projeto

É possível notar na figura abaixo que as vigas não possuem as propriedades de Comprimento, Base e Altura definidas no modo edição, que permitem o cálculo automático.



Já para os pilares, essas propriedades apresentam apenas a informação de  Comprimento (Length) , como demonstrado a seguir:



Vale destacar que as propriedades de  Geometria  que se encontram logo abaixo na lista, com as informações que o próprio AltoQi Visus identifica não são passíveis de alteração e nem utilização nas fórmulas, ou seja, não são liberadas para o uso do cliente, por questões de medição de cada software. São apenas um modo de apresentação/confirmação de informações. Essas propriedades citadas são apresentadas conforme a figura a seguir:


Dessa forma para solucionarmos o caso, sugerimos a criação de fórmulas e propriedades de maneira manual, já que o arquivo IFC não possui informações geométricas dos elementos. Sendo assim, nesse exemplo, primeiramente foram inseridos valores padronizados nos elementos, bem próximos da realidade podendo então posteriormente, ser alterado manualmente nas propriedades o valor de cada elemento de modo individual. Ou caso, não for um problema, deixar o quantitativo de forma mais padronizada sem precisar alterar esses valores individualmente.


Para esclarecer melhor essa solução, vamos mostrar um passo a passo do exemplo comentado. 

Formas das vigas

Após a observação de que o IFC não possuía informações dos quantitativos necessários para esse cálculo, precisamos criar fórmulas para achar a área, sendo assim, realizamos os seguintes passos:

  1. Ao acessar o comando Editar ou adicionar novas propriedades BIM (botão );
  2. Criamos o grupo Propriedades adicionais;
  3. Inserimos as propriedades manuais das vigas de forma genérica, observando os quantitativos presentes nas propriedades de Geometria calculada pelo AltoQi Visus (a primeiro momento fizemos uma média de todas as vigas de um projeto, e utilizamos então as dimensões de 0,45x0,15):
    • Altura das vigas;
    • Largura das vigas;
    • Comprimento das vigas;
  4. Observe as configurações realizadas abaixo nas propriedades:


Podemos observar que com essas configurações, as  Propriedades Adicionais  criadas e que podem ser editadas, se igualam às propriedades da  Geometria :


Com as propriedades configuradas, criamos a fórmula da forma dessas vigas, inserindo nas Propriedades o grupo " .QiVisus - VIGAS " e as seguintes configurações:


Para finalizar as vigas, clicamos em  OK , e atualizamos a lista de propriedades. Então podemos observar que o cálculo das formas das vigas será apresentado da seguinte forma:

Ressaltamos, que a partir dessas propriedades criadas, as mesmas podem ser alteradas nessa mesma lista, individualmente de acordo com cada elemento, podendo ser inserido suas dimensões corretas, que o cálculo da forma irá atualizar automaticamente, após clicar em Salvar edições.


Formas dos pilares

Para o cálculo das formas dos pilares, não é muito diferente, porém nos pilares a propriedade Lenght (Comprimento) já era existente nesse projeto exemplo - lembramos que caso um projeto não possua essa propriedade de comprimento, será necessário criá-la, conforme processo descrito acima para as vigas. Então foi feito da seguinte forma:

  1. Ao acessar o comando Editar ou adicionar novas propriedades BIM (botão );
  2. Criamos o grupo Propriedades adicionais;
  3. Inserimos as propriedades manuais dos pilares de forma genérica, observando os quantitativos presentes nas propriedades de Geometria calculada pelo Visus (a primeiro momento fizemos uma média de todos os pilares de um projeto, e utilizamos então as dimensões de 0,30x0,14):
    • Altura dos pilares;
    • Largura dos pilares;
  4. Observe as configurações inseridas abaixo nas propriedades:


Podemos novamente observar que com essas configurações, as  Propriedades Adicionais  criadas e que podem ser editadas, se igualam às propriedades da  Geometria :


Com as propriedades configuradas, criamos a fórmula da forma desses pilares, inserindo nas Propriedades o grupo " .QiVisus - PILARES " e as seguintes configurações:


Para finalizar os pilares, clicamos em  OK , e atualizamos a lista de propriedades. Então podemos observar que o cálculo das formas dos pilares será apresentado da seguinte forma:


Novamente lembramos então, que a partir dessas propriedades criadas, as mesmas podem ser alteradas nessa lista, individualmente de acordo com cada elemento, podendo ser inserido suas dimensões corretas, que o cálculo da forma irá atualizar automaticamente, após clicar em  Salvar edições .

Observação: Ainda, destacamos que esse artigo tem por objetivo apresentar e auxiliar a entender os caminhos para chegar no resultado descrito, contudo, deve-se verificar se as fórmulas e o que foi realizado atende aos objetivos de cada projeto em particular.