Pontos em geral

Como configurar a exibição de pontos no mesmo alinhamento vertical?

Em projetos de instalações elétricas e de cabeamento é muito comum a situação de lançamento de pontos em alturas diferentes e no mesmo alinhamento vertical da parede, como por exemplo: o lançamento de uma tomada baixa a 30 cm do piso e um interruptor simples a 120 cm do piso mas na mesma orientação vertical .
 
ObservaçãoÉ possível realizar as combinações desejadas, tais como, interruptor e tomada, duas (ou mais) tomadas, dois pontos de telecomunicação, entre outras combinações que forem viáveis ao projeto.
 
Este lançamento pode ser realizado dentro de um detalhe isométrico ou em planta baixa, como pode-se acompanhar no artigo Lançando pontos no mesmo alinhamento vertical.

Antes de realizar o lançamento dos pontos no mesmo alinhamento vertical, recomenda-se configurar a exibição desejada para estes pontos: Lado a lado ou em Frente.

Para configurar a exibição dos pontos no mesmo alinhamento:

  • Acesse o menu Arquivo Configurações;
  • Na janela Configurações, selecione a aba Fiação;
  • À esquerda, dentro do grupo Preferências, selecione a opção Exibição;
  • À direita da janela, em Pontos no mesmo alinhamento vertical - Exibição, serão disponibilizadas duas opções, Lado a Lado e Frente. Selecione a opção desejada;

  • Clique em OK.

A seguir são apresentados exemplos de como os pontos no mesmo alinhamento vertical serão apresentados para cada configuração.

1 - Exibição "Frente"

Ao selecionar a opção Frente, os pontos no mesmo alinhamento vertical serão apresentados na seguinte forma:

2 - Exibição "Lado a lado"

Ao selecionar a opção Lado a lado, os pontos no mesmo alinhamento vertical serão apresentados na seguinte forma:

Como é possível observar nas imagens acima, a simbologia utilizada para a tomada baixa nos dois casos é diferente. Caso o projetista altere a forma de exibição dos pontos no mesmo alinhamento vertical durante a realização do projeto, pode ser necessário alterar a simbologia utilizada. Para realizar a alteração da simbologia:

  • Selecione o lançamento desejado;
  • Acesse a guia Operações, grupo Peças, comando Definir Peças;
  • Na parte inferior da aba será apresentado as simbologias disponíveis para aquele lançamento;
  • Selecione a simbologia que se adequar a configuração selecionada;
  • Pressione Esc para finalizar.

Vimos neste artigo que existem duas formas de exibição para lançamentos realizados no mesmo alinhamento vertical. Portanto, deve-se verificar qual exibição se encaixa melhor no seu projeto, e aplicar o passo a passo correspondente.