Caso você esteja passando por alguma instabilidade ao utilizar as soluções web da plataforma AltoQi Visus, isso pode estar relacionado à configuração dos cookies no navegador. Realizar a limpeza regular do cache pode ser uma medida útil, contribuindo para liberar espaço na memória do computador, melhorar o desempenho e otimizar o funcionamento da plataforma. Essa ação pode ajudar a prevenir ou corrigir comportamentos inesperados, como:
-
Sites não carregam corretamente
-
Páginas quebradas, com imagens ou estilos ausentes, podem ser causadas por arquivos corrompidos armazenados no cache.
-
-
Atualizações de site não aparecem
-
Se um site foi atualizado recentemente (por exemplo, novo layout ou conteúdo), mas você continua vendo a versão antiga, o cache pode estar exibindo dados antigos.
-
-
Problemas de login ou sessão
-
Erros ao tentar fazer login, permanecer logado ou acessar áreas restritas de um site podem ser resolvidos ao limpar o cache e os cookies.
-
-
Recursos ou funcionalidades não funcionam corretamente
-
Funções JavaScript que pararam de funcionar ou botões que não respondem podem estar sendo afetados por arquivos antigos em cache.
-
-
Erros como “403 Forbidden” ou “404 Not Found”
-
Às vezes, esses erros são mostrados incorretamente devido a arquivos em cache, mesmo que o site esteja funcionando para outras pessoas.
-
-
Lentidão no carregamento de páginas específicas
-
Cache corrompido pode causar lentidão em certos sites, mesmo que sua internet esteja rápida para outros.
-
-
Conflitos após mudanças de configuração do navegador ou do site
-
Quando há mudanças de configurações de cookies, permissões, ou scripts, o cache antigo pode interferir no comportamento esperado.
-
-
Problemas com formulários que não enviam dados corretamente
-
Formulários que não enviam ou retornam mensagens de erro sem motivo aparente podem funcionar após a limpeza do cache.
-
A seguir, detalhamos o passo a passo para a limpeza do cache nos navegadores mais populares, a fim de auxiliar na resolução dos problemas mencionados.
Para realizar a limpeza do cache no navegador Google Chrome, você deve:
- Abrir o Google Chrome no computador;
- No canto superior direito, clicar em Mais (botão
);
- Clicar em Mais Ferramentas > Limpar dados de navegação;
- Na parte superior da tela, escolher um intervalo de tempo (para excluir tudo, selecione Todo o período);
- Marcar as caixas ao lado de "Cookies e outros dados do site" e "Imagens e arquivos armazenados em cache";
- Clique em Limpar dados.
Limpeza de cache no navegador Mozilla Firefox
Para realizar a limpeza do cache no navegador Mozilla Firefox, você deve:
- Abrir o Mozilla Firefox no computador;
- Clicar no Menu;
- Clicar em Configurações;
- Selecionar o painel Privacidade e Segurança;
- Na seção Cookies e dados de sites clicar em Limpar dados;
- Desmarcar a opção Cookies e dados de sites;
- Com a opção Conteúdo armazenado de sites marcada, clicar no botão Limpar;
- Fechar a página about:preferences, quaisquer alterações feitas são salvas automaticamente.
Limpeza automática do cache
- Abrir o Mozilla Firefox no computador;
- Clicar no Menu;
- Clicar em Configurações;
- Na lista suspensa ao lado de O Firefox irá, escolher Usar minhas configurações;
- Selecionar a opção Limpar histórico quando o Firefox fechar;
- Ao lado de Limpar histórico quando o Firefox fechar, clicar no botão Configurações;
- Na janela Configurações de limpeza do histórico, marque a opção Cache;
- Clicar em OK, para fechar a janela Configurações de limpeza do histórico;
- Fechar a página about:preferences, quaisquer alterações feitas são salvas automaticamente.
Outra maneira de limpar o cache
- Abrir o Mozilla Firefox no computador;
- Clicar no botão à direita da barra de ferramentas para abrir o Menu;
- Clicar em Histórico;
- Selecionar Limpar histórico recente;
- Ao lado de Intervalo de tempo a limpar, escolher Tudo no menu suspenso;
- Selecionar Cache na lista de itens;
- Conferir se outros itens que desejar manter não estejam selecionados;
- Clicar no botão OK.
Para mais informações acessar: Suporte do Mozilla Firefox.
Limpeza de cache no navegador Microsoft Edge
Para realizar a limpeza do cache no navegador Microsoft Edge, você deve:
- Abrir o Microsoft Edge no computador;
- Selecionar Configurações e mais
> Configurações
> Privacidade, pesquisa e serviços
;
- Em Limpar dados de navegação, selecionar Escolher o que limpar;
- Escolher um intervalo de tempo no menu suspenso Intervalo de tempo;
- Escolher os tipos de dados que você deseja limpar, nesse caso Cookies e outros dados do site;
- Selecionar Limpar agora ou Excluir.
Para mais informações acessar: Exibir e excluir o histórico do navegador no Microsoft Edge e Excluir cookies no Microsoft Egde.
Limpeza de cache no navegador Opera
Para realizar a limpeza do cache no navegador Opera, você deve:
- Abra o Opera no computador;
- Clicar na opção Histórico, localizada no canto inferior esquerdo do menu;
- Selecionar o intervalo de tempo e as opções que quer limpar (histórico, cookies, histórico de download, imagens e arquivos em cache, senhas e assim por diante);
- Para limpar tudo, selecione a opção Desde o começo;
- Selecionar quais elementos você quer apagar (imagens e arquivos em cache, cookies);
- Clicar em Limpar dados de navegação.
Para mais informações acessar: Guia para limpar o cache do navegador.
Limpeza de cache no navegador Safari
Para realizar a limpeza do cache no navegador Safari, você deve:
- Acessar o Safari no computador;
- Acessar o menu superior;
- Selelcionar Limpar Histório;
- Clicar no botão Remover Agora.
- O Safari remove o histórico, o cache e os cookies sem a opção de escolhê-los individualmente;
Para mais informações acessar: Guia para limpar o cache do navegador.
Com essas orientações, o usuário poderá efetuar a limpeza do cache no navegador que utiliza, permitindo assim uma experiência mais fluida e eficiente ao acessar as soluções web da plataforma AltoQi Visus.