Criação, abertura e salvamento de projetos
  1. AltoQi Suporte
  2. AltoQi Eberick
  3. Criação, abertura e salvamento de projetos

Como criar uma edificação no AltoQi Eberick?

Para elaborar uma edificação no AltoQi Eberick, o usuário deve ter conhecimento das ferramentas de criação, abertura e salvamento, de modo que possa criar adequadamente a edificação, bem como abrir o arquivo de projeto pretendido e também salvá-lo, conforme desejar.

Ao abrir o AltoQi Eberick, é apresentada a janela exibindo os documentos recentes, opção para criar uma nova edificação, abrir edificação, procurar projetos e acessar o guia rápido. Para criar uma edificação, basta clicar em Nova edificação. 


Alternativamente, o usuário pode acessar o menu Guia Arquivo > Novo, onde existem mais opções de criação de edificação.

 

Nova edificação

Ao acessar a opção Nova edificação, o usuário pode criá-la, informando em um primeiro momento (passo 1 de 2), os dados de "Identificação" e de "Modelo".


Identificação

  • Nome: Nome do arquivo de projeto.
  • Criar em: Pasta em que será gravado o arquivo. Usualmente definida no diretório "C:\Users\"Usuário"\Documents". Contudo, ela pode ser alterada através do comando Guia Estrutura > Configurações > Sistema > Sistema > Pastas padrões > Edificações, ou clicando sobre o nome do diretório apresentado ao lado de "Criar em".
  • Título: Este item permite ao usuário fornecer uma breve descrição do projeto atual. A utilização do título é feita no detalhamento das vigas, pilares e fundações, logo acima do nome do elemento. Isto ocorre quando o elemento é detalhado individualmente, através do botão "Detalhar" na janela correspondente ou quando é utilizada a função Gerar detalhamentos. Quando é utilizada a função Pranchas, o título do projeto não é incluído. Também é usado no cabeçalho de relatórios.

Modelo

  • Critérios de projeto: a depender da atualização utilizada são disponíveis diferentes opções:
    • Nenhum: disponível para atualizações mais anteriores, deixando de existir em novas versões;  
    • Configuração do último projeto aberto: utilizará as definições do último projeto que foi aberto e salvo;
    • Demais opções: utilizará as definições existentes em um arquivo de modelo (*.mrj) que se encontra na pasta configurada na Guia Estrutura > Configurações > Sistema > Sistema > Pastas padrões > Modelos. Usualmente é definido o diretório "C:\Users\Public\AltoQi\Eberick\"Atualização utilizada"\Modelos" onde se encontra um arquivo de modelo "Configuração inicial do programa.mrj" criado no momento de instalação do programa. Esse diretório também será utilizado para salvar modelos de configuração de diferentes projetos. A cada modelo salvo no diretório configurado, aparecerão novos modelos no momento da criação do projeto. Como exemplo, na figura abaixo foram salvos dois modelos além do modelo de configuração inicial criado com a instalação do programa. 


Observação: Caso apareça apenas a opção " Configuração do último projeto aberto" verifique a pasta padrão configurada para Modelos, acessando a Guia Estrutura > Configurações > Sistema > Sistema > Pastas padrões > Modelos, e se nela constam arquivos de modelos criados na versão que está sendo utilizada. Lembrando que também é possível importar um arquivo modelo a qualquer momento durante o desenvolvimento do projeto como descrito em " Como copiar as configurações de um projeto do Eberick"

No passo seguinte (passo 2 de 2), é necessário inserir os dados relativos aos pavimentos, como nome, repetições, alturas e níveis.  Caso tenha alguma dúvida sobre os valores a serem inseridos, acompanhe o artigo  Quais valores devo inserir na janela de pavimentos?.

É importante destacar que atualmente ao criar uma edificação no AltoQi Eberick, não só o arquivo de projeto estrutural (.PRJ) é gerado, mas também, automaticamente, um Gerenciador de desenhos associado, o que pode ser verificado na janela de "Edificação" à direita da tela.


Desta maneira, em um segundo momento, o usuário pode enviar os detalhamentos ao gerenciador no QiEditor de Armaduras, para organizar os desenhos e realizar as devidas edições. Para mais informações sobre o assunto, acesse o artigo indicado abaixo:

  • Como gerar e editar as pranchas finais do meu projeto estrutural?

Cabe esclarecer que ao criar uma edificação no AltoQi Eberick, por o arquivo de projeto (.PRJ) estar associado a um gerenciador de desenhos, ele será criado diretamente na pasta Projeto Eberick, contida no gerenciador da edificação.



Observação: Neste exemplo, como no passo 1 da criação da nova edificação foi selecionada a pasta Documentos, a edificação foi criada dentro desta pasta, e o projeto estrutural pode ser localizado na pasta Projeto Eberick criada dentro da pasta da nova edificação.

Nova edificação com modelo externo

A diferença entre a opção Nova edificação Nova edificação com modelo externo, é que ao utilizar a primeira, o projetista criará os pavimentos livremente e depois precisará importar manualmente os arquivos de arquitetura CAD 2D (.dwg ou .dxf), posicionar a origem e converter as escalas, e ao utilizar o comando Nova edificação com modelo externo, o usuário selecionará previamente um modelo 3D como referência, de modo que o AltoQi Eberick já identificará os pavimentos com suas alturas e níveis conforme definido no modelo importado, bem como os planos de corte para a planificação do modelo 3D, de forma que as arquiteturas serão geradas com base no modelo. Para mais informações sobre como criar uma edificação com modelo externo, acesse o artigo indicado abaixo:

  • Como criar um novo projeto (edificação) no AltoQi Eberick a partir de um modelo 3D externo?

Nova edificação com AltoQi Cloud

Este comando permite ao usuário criar uma nova edificação a partir de um modelo 3D externo que esteja contido em uma obra no AltoQi Cloud, ou seja a edificação é gerada a partir da mesma metodologia indicada no artigo Como criar um novo projeto (edificação) no AltoQi Eberick a partir de um modelo 3D externo?, mas exige uma integração prévia com o AltoQi Cloud, para que o modelo 3D seja selecionado. Sendo assim, para mais detalhes sobre como criar uma nova edificação a partir deste comando, acesse o artigo indicado abaixo:

  • Integração dos programas AltoQi com AltoQi Cloud

Novo projeto de alvenaria estrutural

O comando em questão está relacionado à criação de um projeto de alvenaria estrutural no AltoQi Eberick, com base em um lançamento previamente realizado no AltoQi Builder, por meio do módulo QiAlvenaria Estrutural. Este processo é apresentado com mais detalhes no artigo indicado abaixo:

  • Como associar o projeto de alvenaria com o Eberick