Protensão

Como lançar um cabo de protensão?

Entre os objetivos básicos da protensão estão a limitação ou a eliminação das tensões de tração no concreto, o melhor aproveitamento dos materiais e a redução dos deslocamentos (flechas). Isso é garantido a partir da aplicação de forças de tração na armadura, que transmitem esforços de compressão ao concreto, de forma a melhorar o seu desempenho frente às diversas solicitações durante a vida útil da obra. Dessa forma, o concreto protendido vem sendo utilizado cada vez mais em estruturas de edifícios graças à sua capacidade de vencer vãos livres de grandes dimensões com elementos de altura reduzida e de maneira econômica.

Para auxiliar os projetistas na utilização do recurso de concreto protendido no AltoQi Eberick, criamos uma série de artigos que exemplificam desde como definir os parâmetros necessários para realizar o lançamento dos cabos, até as verificações realizadas nas faixas protendidas e detalhamentos gerados. Para isso, em cada artigo será utilizado um arquivo de projeto de exemplo para facilitar a compreensão dos procedimentos. Todavia, ressaltamos que para utilizar o recurso de concreto protendido, você deve possuir o módulo Concreto Protendido.

Como lançar um cabo de protensão?

O lançamento de cabos de protensão no AltoQi Eberick é um procedimento relativamente simples, mas que exige alguns cuidados para que ele apresente as excentricidades e propriedades desejadas. Em vista disso, o artigo em questão tem o intuito de mostrar um procedimento generalizado para realizar o lançamento de cabos de protensão. Para isso, será considerada uma laje maciça com as propriedades indicadas abaixo, sendo que o tipo de cordoalha e de protensão adotados serão os informados abaixo.

Para configurar o cobrimento dos cabos, acesse o comando Guia Estrutura > Configurações > Projeto > Materiais e durabilidade > Protensão > Cobrimento dos cabos.

Antes de iniciar o lançamento do cabo, é necessário que já exista uma laje inserida em um contorno ou então uma viga, para que possa recebê-lo. Caso contrário, será emitida a mensagem indicada abaixo ao tentar finalizar o lançamento do cabo:

Com a laje ou viga já lançada, você deve acessar o croqui do pavimento desejado, no caso do exemplo o pavimento "Tipo", e executar o comando Lançamento - Protensão - Cabo de protensão (Botão mceclip0.png). Como referência para o primeiro ponto, será utilizado o ponto médio da face externa de maior dimensão do pilar P1, para isso habilitaremos o ponto notável Ponto médio (mceclip1.png). Para mais informações sobre capturas de pontos notáveis, acesse o artigo  Captura de pontos notáveis no Eberick em nossa base de conhecimento.

Em sequência será solicitado outro ponto, o qual será definido como 50 cm à direita, paralelo ao Eixo X, para isso a ferramenta Ortogonal (Botão  ou tecla de atalho <F8>) será acionada, visto que o cabo será lançado reto em planta. O valor de 50 cm atende à exigência de ponta reta do item "18.6.1.5 Extremidades retas" da NBR 6118:2014.

Para o próximo ponto, selecionaremos o nó do pilar P2, para isso habilitaremos o ponto notável Extremidade (mceclip1.png):

O penúltimo ponto será definido à 50 cm de distância da extremidade da laje, de modo a atender à exigência de ponta reta também na outra extremidade. Para isso, utilizaremos a ferramenta de captura Ponto relativo (Botão ) e o ponto notável Perpendicular (Botão mceclip2.png). Sendo assim, selecione a ferramenta e o ponto notável, em seguida a outra extremidade da laje, que condiz com a face externa do pilar P3, de modo a manter o traçado retilíneo do cabo. Em sequência, informe os valores de deslocamentos x,y como -50,0, conforme indicado na imagem abaixo:

Por fim, desabilite a ferramenta de captura Ponto relativo (Botão ), e em seguida clique sobre a extremidade da laje, que condiz com a face externa do pilar P3. Em sequência clique com o botão direito do mouse em um lugar qualquer da tela, com isso o lançamento será finalizado:

Para facilitar o entendimento do processo de lançamento, você pode acompanhar o procedimento realizado pelo vídeo disponibilizado abaixo:

Após finalizar o lançamento, é possível verificar que o AltoQi Eberick automaticamente apresenta as cotas do perfil vertical do cabo no croqui, as quais podem ser desativadas da visualização, caso o usuário deseje. Para isso, acesse o comando Guia Estrutura > Desenho > Entrada gráfica > Protensão e desabilite a opção Perfil vertical do cabo.

Além disso, a partir da atualização 2023-08 é possível reposicionar o nome do cabo de protensão, para facilitar a seleção dos mesmos para edição, principalmente quando existem cabos sobrepostos em planta. Para isso, acesse a guia Lançamento e no grupo Protensão, habilite o comando Posicionar texto do cabo de protensão (Botão ) como indicado na ilustração abaixo: 

Para facilitar a compreensão dos recursos e conceitos apresentados neste artigo, abaixo constam os links dos vídeos, que complementam a explicação sobre os respectivos recursos e conceitos.  Cabendo destacar, que os vídeos da série de apresentação do módulo foram realizados sobre arquivos de projetos diferentes dos existentes nesta série de artigos.

Download:

Exemplo_Artigo_Lançamento_Cabo.prj