Sprinklers

Recomendações para agilizar o processo de dimensionamento dos tubos da rede de sprinklers em anel no projeto de incêndio

À medida que um projeto de sprinklers possui porte maior, o número de iterações e cálculos que o programa AltoQi Builder precisa fazer para processar o dimensionamento dos tubos lançados tende a ser maior. Isso pode resultar em uma demanda de tempo maior para que o programa execute com eficiência tais verificações sempre que o projeto for processado.

Tendo em vista que muitas vezes antes de prosseguir com a verificação de pressões e gerar as respectivas planilhas é necessário conferir o dimensionamento dos tubos lançados no projeto e se estes estão de acordo com o necessário, é possível, em um primeiro momento, processar o projeto da rede de sprinklers em anel sem a necessidade ainda da verificação das pressões, de maneira que este primeiro processo seja realizado mais rapidamente pelo programa AltoQi Builder.

Para verificar o dimensionamento dos tubos previamente à verificação das pressões, processe o projeto de incêndio ainda sem definir uma área de operação no projeto, ou seja, seguindo a ordem de passos abaixo:

  • Realize todos os lançamentos do projeto de incêndio (conforme artigo Como configurar os tubos da rede de Sprinklers em malha?) e defina a bomba a ser utilizada (conforme artigo Como definir a bomba hidráulica?).
  • Processe o projeto de incêndio (conforme artigo Como processar o dimensionamento no AltoQi Builder?) para que as informações de dimensionamento até esse momento estejam atualizadas.
  • Verifique as peças definidas às conexões (conforme artigo Definindo as peças do projeto no AltoQi Builder) e verifique as seções adequadas para os tubos (conforme artigo Como verificar qual a seção de conduto mais adequada ao meu projeto) recomendados pelo dimensionamento do programa AltoQi Builder.

  • Por fim, defina a área de operação (conforme artigo Como lançar a área de operação para a rede de sprinklers?) e processe o projeto novamente para que seja possível, portanto, avaliar as pressões alcançadas com o lançamento e área de operação considerados, gerando as respectivas planilhas e relatórios do projeto.

Seguindo os passos acima será possível economizar tempo ao processar o projeto de incêndio com o intuito de verificar o dimensionamento dos tubos lançados, e prosseguindo com a verificação de pressões e dimensionamento preciso do projeto apenas quando for necessária tal verificação.