Modelos IFC

Qualidade das informações do modelo IFC

Mesmo sendo um atributo fundamental, é um equívoco limitar o BIM apenas ao modelos 3D gerado na modelagem dos projetos. A definição da metodologia BIM vai muito além. Esta metodologia oferece a possibilidade de construir um modelo virtual das informações de todos os componentes de uma obra de forma integrada e colaborativa. Dai a importância de de fornecermos informações de qualidade, de modo, que os modelos 3D forneçam além da questão visual, dados precisos dos seu componentes. 

Chuck Eastman, professor do instituto de tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos conceitua BIM como sendo:

“BIM é uma filosofia de trabalho que integra arquitetos, engenheiros e construtores (AEC) na elaboração de um modelo virtual preciso, que gera uma base de dados que contém tanto informações topológicas como os subsídios necessários para orçamento, cálculo energético e previsão de insumos e ações em todas as fases da construção” (Eastman, 2008).

Baseado neste conceito, podemos afirmar que as informações atribuídas durante a modelagem, representadas pela letra "I" do BIM,  proporcionam um diferencial desta metodologia de trabalho, sendo possível através delas uma integração entre profissionais e disciplinas de um projeto.

Para garantir a interoperabilidade BIM, os softwares geram arquivos neutros, que possibilitam a troca de informações entre diferentes sistemas BIM, estabelecendo padrões internacionais para a importação e exportação de objetos e suas propriedades. Sendo estes, os arquivos IFC (Industry Foundation Classes) desenvolvido pela BuildingSMART.

É através do arquivo de modelo IFC que o AltoQi Visus extrai todas as informações pertinentes aos quantitativos gerados na lista do modelo 5D. Por isso, a qualidade das informações é essencial para que tenhamos um quantitativo assertivo pois será com estas informações que vamos quantificar todos os subsídios necessários para a construção do empreendimento.

Sendo assim, para garantir a qualidade das informações geradas no modelo IFC, certifique-se sempre, que as propriedades de cada material ou serviço estejam definidas adequadamente e que estas retratem a realidade que será construída. Ao modelar uma parede por exemplo, é importante que sejam definidas suas propriedades, como as suas camadas constituintes, o material utilizado em cada camada, a espessura de cada uma delas entre outras, com informações fiéis a realidade. 

No AltoQi Visus, podemos consultar estas propriedades do modelo. Acompanhe o processo na imagem abaixo:

Perceba que a quantificação dos elementos constituintes desta parede é extraída automaticamente pelo AltoQi Visus utilizando as informações projetadas na disciplina de arquitetura. Caso uma destas informações esteja equivocadas, podemos perder qualidade no orçamento.

Ao importar o Modelo IFC, o AltoQi Visus também realiza suas próprias medições geométricas, como demonstrado no artigo Informações geométricas calculadas a partir do modelo 3D. Portanto, caso seja necessário alguma informação adicional ou complementar, podemos encontrar estes dados na aba de propriedades como mostra  imagem a seguir:

Sempre que necessário o orçamentista poderá criar dados adicionais nos campos ilustrados na imagem abaixo:
Visando contribuir com o processo o AltoQi Visus permite ainda que estas informações sejam editadas de acordo com as necessidades e critérios estabelecidos pelo orçamentista.

Download: